sábado, 14 de maio de 2016

Na Tribuna, vereador compartilha resultado do recadastramento de servidores municipais para cálculo da previdência

O vereador Sampaio Júnior (Rede) usou a Tribuna da Câmara na sessão da última terça-feira (10/5) para dividir com os pares e os munícipes presentes a informação que recebeu da Prefeitura de Ilhabela sobre o recadastramento dos funcionários públicos. O retorno veio da divisão de Recursos Humanos em resposta a solicitações das Comissões de Finanças e de Fiscalização de Controle da Câmara de Ilhabela feitas com o objetivo de atualizar o cálculo atuarial que estava gerando sérios problemas para as finanças municipais.

Em 2015, as comissões se reuniram com funcionários da Casa representantes do Conselho Fiscal e Administrativo, bem como as diretorias do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Ilhabela (Ilhaprev) e do Sindicato dos Funcionários Públicos, para discutir ações que pudessem regularizar a origem dos problemas que assolam o Ilhaprev há anos e culminaram em apontamentos do Ministério da Previdência e Tribunal de Contas.

Entre os problemas estava o cálculo atuarial, técnica aplicada ao cálculo das responsabilidades dos fundos de pensões e regimes próprios de previdência que permite, por meio do conhecimento histórico, de distribuições estatísticas e hipóteses, formar o valor atual de um conjunto de fluxos de caixa para o futuro, antecipando as despesas previdenciárias. Com a atualização dos cadastros será possível corrigir os cálculos que estavam desatualizados e onerando o orçamento municipal.  

“Recebi a comunicação do diretor da divisão de Recursos Humanos da Prefeitura de Ilhabela trazendo esta boa notícia da parte dele. Eles conseguiram fazer este trabalho com 95% dos funcionários públicos municipais. É algo bastante representativo e vai implicar numa expectativa muito interessante para o orçamento municipal”, destacou o vereador.

Sampaio Júnior (Rede) informou que as comissões devem finalizar ainda este mês os trabalhos sobre o tema e agradeceu ao empenho dos vereadores e funcionários envolvidos no processo.

0 comentários: