terça-feira, 24 de maio de 2016

Caraguá: comunidade pesqueira realiza o Barcos ao Mar

Após o período do defeso do camarão, a comunidade pesqueira de Caraguatatuba realizou a tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, neste domingo (22/5), às 10h, no entreposto de pesca da Praia do Camaroeiro, região central do município.




Na ocasião, com os barcos enfeitados, os pescadores seguiram em uma procissão marítima percorrendo a orla das praias do Camaroeiro, Prainha e Martin de Sá, carregando as imagens de Nossa Senhora dos Navegantes e de São Pedro.

Logo após a procissão, os pescadores retornaram ao entreposto e participarem de uma missa e receberem a bênção para partirem novamente ao mar em busca do crustáceo. A cerimônia contou com a participação da Banda Municipal Carlos Gomes e da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, do bairro Jardim Aruan.

Zenaide, Presidente da Fundacc
A missa foi realizada pelo Padre Cláudio e contou com homenagens aos pescadores, no ato representados pelo pescador Isaías Costa. Utilizaram ainda da palavra, além do homenageado e do presidente da associação dos pescadores, senhor Rolim, a historiadora Denise, do Arquivo Público, e Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi, presidente da Fundacc, ao som da Banda Carlos Gomes. 

Padre Cláudio
O evento precede o 19º Festival do Camarão, que neste ano será realizado entre os dias 13 e 17 de julho, na Praça do Caiçara, antiga Praça de Eventos, no Centro de Caraguá, e que, além da boa comida, oferece extensa programação artística e cultural gratuita com o intuito de promover e preservar a cultura caiçara.


Padre Cláudio, sr. Rolim, dona Zenaide, Isaías Costa e Denise

Banda Carlos Gomes

0 comentários: