sábado, 28 de maio de 2016

Alunos do Rio do Ouro comemoram Dia da Mata Atlântica

Na última quarta (25/5/2016) foi o dia dos alunos do CIEFI Bernardo Ferreira Louzada, Rio do Ouro, comemoraram o Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado no dia 27 de maio, com atividades voltadas à Educação Ambiental. A ação foi promovida no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba.

Na parte da manhã, as turmas dos 4° e 5° anos fizeram a Trilha do Jequitibá, e assistiram ao filme “Guardiões da Biosfera Mata Atlântica”.

No período da tarde, as crianças dos 1°, 2° e 3° anos participaram de atividades recreativas com o professor Cleber Dias, da Associação de Kung Fu Shaolin Sul de Caraguatatuba e também assistiram ao filme.

A aluna Ana Clara O. Santos, aluna do 3° ano, disse que gostou muito do vídeo. “A mensagem é que as crianças são muito importantes para defender a Mata Atlântica e o meio ambiente com atitudes de preservação”, comentou.

Durante a visita, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba distribuíram gibis e livros sobre a Mata Atlântica.

Parque Estadual - O Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, foi criado por decreto como Reserva Florestal, em 1956, e integrado ao Parque Estadual da Serra do Mar, em 1977.

O Núcleo guarda, aproximadamente, 50 mil hectares dos últimos 7% de Mata Atlântica remanescentes, incluindo matas de encosta, rios e cachoeiras.

Esse patrimônio natural garante à população a continuidade e a qualidade dos recursos hídricos, o equilíbrio do clima e a proteção das encostas contra deslizamentos. O relevo montanhoso agrupa diversas formações vegetais e cachoeiras.

A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do mundo. São 20 mil espécies vegetais, 849 de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 espécies de peixes.

0 comentários:

Veja também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IMOBILIARIA

IMOBILIARIA
Sempre um bom Negócio - Corretores Credenciados - A Maior Variedade de Imóveis