sexta-feira, 27 de maio de 2016

A importância da limpeza para a promoção da saúde

O dia 05 de maio foi instituído pela Organização Mundial da Saúde o Dia Mundial de Higiene das Mãos, uma das formas mais eficazes na prevenção contra a disseminação de micro-organismos

Este tipo de campanha é imprescindível para a conscientização da população sobre a importância da limpeza e higiene não apenas das mãos, mas em todo o ambiente que vivemos. Estudos comprovam a melhoria dos padrões de vida com relação a higiene, limpeza e nutrição.

Infelizmente, a relação entre a saúde e a limpeza não são colocadas como prioridade no dia a dia da nossa sociedade. Os micro-organismos estão em todas as partes, alguns deles com funções muito importante, inclusive para o corpo humano, por exemplo as bactérias que formam a nossa flora intestinal. Mas nem sempre são os benignos que estão presentes nos locais.

Ambientes como parques industriais, sempre devem incentivar os colaboradores e todos os envolvidos a praticar a higiene pessoal de forma que promova a saúde. Mas além da conscientização, as indústrias também devem estar em dia com a limpeza do local, pois de nada adiantaria pedir para que o colaborador esteja em dia com a sua higiene pessoal se o seu local de trabalho causa mau cheiro por conta dos resíduos, acumule muita sujeira, trazendo riscos à saúde entre outros problemas para a saúde de quem frequenta.

Cuidados com a manutenção dos parques é muito importante, além dos itens de higiene pessoal, existe uma variedade de produtos e equipamentos que auxiliam na limpeza e melhoram sensivelmente os ambientes, como detergentes produzidos especificamente para cada finalidade, lavadoras de alta pressão, limpadoras automáticas de pisos, limpadoras a extração, que são ideais para a limpeza de carpetes e estofados, aspiradores de pó e escovas específicas para a limpeza industriais, do setor agropecuário, hospitalar, farmacêutico ou até mesmo de laboratórios. São produtos de fácil acesso, por exemplo escovas para qualquer setor é possível encontrar na http://www.weinberger.com.br, que trabalha de acordo com o seu segmento, além de produzir escovas que são recomendadas pela própria Anvisa.


É importante lembrar que produtos e equipamentos específicos que contribuem para a limpeza completa e profunda de pisos frios, carpetes, paredes, entre outras superfícies, devem eliminar todo foco de poeira ou bolor para evitar a proliferação de doenças. Um ambiente limpo se torna mais confortável e seguro contra a proliferação de micro-organismos, além de prevenir doenças e promove o bem-estar, inclusive coletivo. (Fonte: Dino) 

0 comentários: