quarta-feira, 2 de março de 2016

Arquivo de Caraguá comemora aniversário com III Ciclo de Palestras

O Arquivo Histórico e Permanente de Caraguatatuba, “Arino Sant’Ana de Barros”, completa 18 anos neste mês e para comemorar, promove nos dias 21 e 22 de março (segunda e terça-feira), das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, no IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Campus Caraguatatuba, o III Ciclo de Palestras: Arquivo Público – Difusão Cultural e Pesquisa. O credenciamento será realizado das 8h30 às 9h nos dois dias e haverá emissão de certificados aos participantes.

O encontro é aberto ao público e tem como objetivo promover discussões sobre os avanços práticos e legais na gestão documental municipal e o acesso/pesquisas ao Arquivo “Arino Sant’Ana de Barros” e Arquivo Administrativo Municipal, contando com a participação de pesquisadores, que na ocasião apresentarão seus trabalhos científicos.

A programação também prevê as palestras “A Fazenda dos Ingleses”, com o turismólogo e arqueólogo, Clayton Galdino, e com a historiadora Glória Kok; “Difusão Cultural e Pesquisa”, com o diretor do Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa do Arquivo do Estado de São Paulo, Marcelo Chaves; com a arquivista da Cúria Diocesana de Caraguatatuba, Selma Neder; e com a historiadora do Arquivo “Arino Sant’Ana de Barros”, Denise Lemes; e “O Universo Caiçara”, com a socióloga Sílvia Paes; com a diretora do Centro Cultural “São Sebastião Tem Alma”, Maria Amélia dos Santos; e com o coordenador do projeto “Memórias Reveladas”, do Espaço Cultural Pés no Chão, Emiliano Bernardo.

O III Ciclo de palestras é uma realização do Governo Municipal e da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, por meio do Arquivo “Arino Sant’Ana de Barros”, com o apoio do Arquivo Público do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal de Administração. O IFSP – Caraguatatuba está localizado na Av. Rio Grande do Norte, nº 450, no Indaiá. Mais informações: (12) 3883.9980.

Serviço
III Ciclo de Palestras: Arquivo Público – Difusão Cultural e Pesquisa
Dias 21 e 22/3 – segunda e terça-feira – das 8h30 às 12h e das 14h às 17h (Credenciamento das 8h30 às 9h)
IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo /Campus Caraguá
Entrada Franca

Programação:

Dia 21/3 – Segunda
8h30 – Credenciamento e café de boas-vindas
9h – Abertura Oficial e homenagens
11h – Lançamento do concurso para definir novo logo do Arquivo "Arino Sant'Ana de Barros"
11h15 – Encerramento/Apresentação dos alunos do Projeto Guri – Polo Caraguatatuba
12h – Intervalo
14h – Homenagem ao Sr. Marino Garrido (em memória)
14h15 – Palestra: “A Fazenda dos Ingleses”
Com Clayton Galdino (Turismólogo e Arqueólogo) e Glória Kok (Historiadora e autora do livro “Uma fazenda inglesa no universo caiçara”)
16h – Respostas aos questionamentos
17h – Encerramento e café

Dia 22/3 – Terça
8h30 – Credenciamento e café de boas-vindas
9h – Abertura e apresentação da Tabela de Temporalidade Municipal
Apresentação por Luzia Prado (Diretora do Arquivo Público – SECAD/PMC)
10h – Palestra: “Difusão Cultural & Pesquisa”
Com Marcelo Chaves (Diretor do Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa do Arquivo do Estado de São Paulo), Selma Neder (Arquivista da Cúria Diocesana de Caraguatatuba) e Denise Lemes (Historiadora/Arquivo “Arino Sant’Ana de Barros”)
11h30 – Respostas aos questionamentos
12h – Intervalo
14h – Palestra: “O Universo Caiçara”
Com Sílvia Paes (Socióloga), Maria Amélia dos Santos (Diretora do Centro Cultural "São Sebastião tem Alma") e Emiliano Bernardo (Coordenador do Projeto "Memórias Reveladas"/Espaço Cultural Pés no Chão - Ilhabela)
16h – Respostas aos questionamentos
17h – Encerramento e café

0 comentários: