O Arquivo Público do Estado de São
Paulo (APESP), por meio do Centro de Assistência aos Municípios
(CAM), considerou o “Arquivo Administrativo José Lúcio de Alcântara” de
Caraguatatuba (Arquivo Geral Municipal) e o Arquivo Arino Santa’Ana
de Barros (Arquivo Permanente e Histórico) referências em gestão
documental.
Na segunda-feira (11), servidores da
Prefeitura de Santa Isabel fizeram uma visita técnica ao Arquivo Geral
Municipal, Arquivo Permanente e Arquivo Central da Fundacc (Fundação
Educacional e Cultural de Caraguá) para conhecerem a organização, condução dos
trabalhos de gestão documental e a implantação da Tabela de Temporalidade de
Documentos por recomendação do Arquivo Público do Estado.
De acordo com a diretora da Divisão
de Arquivo Público Municipal, Luzia Rodrigues de Toledo Prado, o Arquivo
Público do Estado de São Paulo sugeriu a visita técnica para os servidores de
Santa Isabel. “Estaremos sempre de portas abertas para funcionários e
arquivistas de outros municípios, porque não é uma tarefa fácil desenvolver e
manter uma gestão documental eficiente”, adianta.
Luzia destaca que, em muitas cidades,
os arquivos são esquecidos e desamparados, com guardas de documentos precárias
e profissionais desvalorizados. “Ao contrário de nossa Administração, que deu
suporte em todos os sentidos para trabalharmos e tornarmos referência em
arquivos públicos para os municípios que estão começando uma gestão
documental.”
Segundo Luzia, um dos maiores
desafios para a Administração Pública é a implantação da Tabela de
Temporalidade de Documentos nas secretarias, fundações e autarquias. “Após
aprovação e oficialização pela autoridade competente, estabelece a temporalidade
para cada documento produzido, eliminação ou guarda permanente. A Comissão de
Avaliação de Documentos de Arquivo foi criada para implantação da tabela com
representantes de todas as secretarias auxiliando os trabalhos.”
O Arquivo Administrativo José Lúcio de
Alcântara (Arquivo Geral Municipal) está localizado na Rua dos Ipês, 205 –
Cidade Jardim. O horário de atendimento é das 9h às 16h30. Mais informações
podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882-5706. O Arquivo Histórico Arino
Sant’Ana de Barros está localizado no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos
(Praça do Caiçara), na Praça Dr. Cândido Motta, 72 – Centro. O telefone é o
(12) 3883-9980.
História - Os trabalhos de gestão documental em Caraguá iniciaram em 1998, com a
criação do Arquivo Histórico Arino Sant’Ana de Barros. Em 2010, começou a
organização do acervo documental do Arquivo Administrativo José Lúcio de
Alcântara. A Lei Municipal 2.218/2015 estruturou a Divisão de Arquivo Público
Municipal, responsável pela Gestão Documental Municipal. Mais de 300 servidores
fizeram curso de capacitação para auxiliar no arquivamento de
documentos nos arquivos das secretarias.
“Hoje, o Arquivo Administrativo
encontra-se 100% organizado. Todo trabalho realizado beneficiou o acesso à
informação, não só para a administração, mas para os munícipes e
pesquisadores que necessitam de acesso aos documentos públicos”,
explica a diretora.
Carlos Henrique de Oliveira, morador de
Caçapava, viajou para Caraguá, especialmente para assistir o show. “Sou mais um fã dentre os incontáveis que ela tem e para vê-la cantar,
vale a pena enfrentar cada quilômetro. O show é maravilhoso e ela mais ainda!
Adoro a Luka!”, concluiu.
A programação do “Mais Verão Pra
Você” é uma organização da Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria
Municipal de Turismo, e continua nesta quinta-feira (21).
0 comentários:
Postar um comentário