quarta-feira, 1 de julho de 2015

Comunidade do Bonete, em Ilhabela, recebe projeto de energia solar

Sistema já funciona na Ilha do Cardoso, no litoral sul paulista
Com dificuldades para abastecimento de energia devido à localização, a comunidade do Bonete em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, receberá um sistema para geração de energia solar. O projeto está sendo desenvolvido e deve começar a funcionar a partir do próximo ano pela concessionária de energia Elektro, que atende o município.

Atualmente, a comunidade é abastecida por uma pequena hidrelétrica que funciona com água de rio e por um gerador a diesel que fornece energia por apenas cinco horas diárias aos quase 250 habitantes da região. O Bonete fica ao sul da ilha e pode ser acessado apenas por barco ou por uma trilha de 12 quilômetros.

Segundo a concessionária, o projeto tem como objetivo garantir o abastecimento na região. “Vamos colocar até dez placas fotovoltaicas com baterias e sistema para controle de carga pelos moradores. É um dos sistemas mais modernos de energia sustentável”, afirma o gerente de expansão e preservação de redes Frederico Candian.

Os equipamentos serão instalados em cerca de 160 casas da comunidade, como alternativa aos sistemas já existentes no local. “Muitos não vão mais precisar usar o gerador e isso é bom para o meio ambiente, evita a emissão de CO2”, afirma o gerente.

O sistema já foi apresentado pela companhia à população, que se cadastrou no programa e aguarda a instalação dos equipamentos. Pelo sistema de energia solar, o consumo pode ocorrer normalmente, fornecendo energia para lâmpadas, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. O mesmo modelo é desenvolvido pela concessionária em Castelhanos, também em Ilhabela, e aplicado na na Ilha do Cardoso, no litoral sul paulista.

Comunidade
A iniciativa chega ao Bonete depois de pedidos de melhoria no fornecimento de energia pelos próprios moradores, que solicitaram apoio ao Ministério Público para buscar soluções a comunidade. Segundo o presidente da Associação Bonete Sempre, André Queiroz, que também é morador e comerciante no local, os sistemas de energia atuais são insuficientes para o consumo dos moradores.


“O projeto vai garantir uma luz estável durante todo o dia. Hoje a luz cai e volta, cai e volta, e prejudica os aparelhos e eletrodomésticos que as pessoas tem. É algo que estávamos buscando a bastante tempo e finalmente conseguimos alguma solução”, afirma Queiroz. A população faz arrecadação para manter funcionando o gerador do bairro e ainda busca reforma para a hidrelétrica junto à prefeitura.
(Foto: Divulgação/Elektro)

0 comentários: