Nas cinco tardes entre os dias 18 e 22 de maio de 2015, foi realizada a Semana de Guerra nas Estrelas no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Câmpus Caraguatatuba. A atividade foi coordenada sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e foi organizada pelos seguintes estudantes do IFSP: João Pereira Neto, Lucas Conelian de Oliveira, Adriana de Andrade, Dérick Alves de Jesus, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Rafael Brock Domingos, Giovanna Ataria Campos Santos, Lucas Demetrio Muniz e Denis Volva Lavinas de Souza. O seu objetivo foi o de considerar os seis filmes da saga “Guerra nas Estrelas” (“Star Wars”) como ponto de partida para debates científicos, históricos, políticos, filosóficos, cinematográficos, artísticos, tecnológicos, econômicos e culturais. As exibições e os debates ocorreram entre 14h e 17h, com a exceção do dia 20 de maio em que foram exibidos e discutidos dois filmes, entre 13h30min e 18h30min. Os filmes foram exibidos na versão legendada.
Estudantes organizadores, professores Ricardo Plaza e Ricardo Maroni, acompanhados por “Darth Vader”
Os estudantes que organizaram o evento são bolsistas orientados pelo professor Ricardo Plaza em projetos de iniciação científica e em projetos de extensão, entre estes, o projeto “Cine-Debate: História, Ciência e Cultura”. Eles procuraram promover reflexões em diferentes momentos, antes ou após a exibição dos filmes, com observações a respeito dos diferentes aspectos abordados pelas obras. A inscrição para o evento ocorreu por meio do site www.educacaocientifica. com.br. Todas as atividades foram gratuitas e tiveram como objetivo implementar uma proposta de extensão universitária na área da educação, inclusive com a discussão de valores, de modo a ampliar a visão de mundo e os conhecimentos dos presentes em diferentes áreas.
Na tarde de segunda-feira, dia 18 de maio, foi apresentado o episódio I – “A ameaça fantasma” da hexalogia “Star Wars”, que foi realizado em 1999. Antes do início da exibição do filme, o diretor do Câmpus Caraguatatuba do IFSP, professor Nelson Alves Pinto, recebeu institucionalmente os presentes, dando boas vindas a todos; além disso, ele relatou um pouco a respeito da experiência que teve na sua juventude ao assistir os primeiros filmes desta saga. Por fim, ele aproveitou para orientar os presentes que observassem a evolução tecnológica que ocorreu ao longo dos anos em que foram concebidos os filmes. Durante esta tarde, o aluno Lucas Demetrio também fez algumas considerações iniciais de modo a apresentar aos presentes, sucintamente, alguns dos temas trabalhados pela saga. Ao final desta primeira tarde, ocorreu uma festa de confraternização para a recepção e integração dos presentes que em sua grande maioria eram estudantes de diferentes instituições de ensino localizadas no litoral norte de São Paulo.
Na terça-feira, dia 19 de maio, foi exibido o episódio II – “Ataque dos clones”, que foi feito em 2002. Após a exibição deste filme, uma discussão a respeito de diferentes aspectos estéticos, artísticos e culturais deste filme foi realizada por Cleber Rafael da Silva, licenciado em Letras, que foi convidado e gentilmente se dispôs a participar deste evento; suas reflexões foram complementadas por alguns dos bolsistas da organização do evento que estavam presentes.
Na tarde de quarta-feira, dia 20 de maio, foram apresentados dois filmes da saga “Star Wars”. Na abertura, o estudante do IFSP Lucas Conelian, que realizou intercâmbio por um ano e meio nos Estados Unidos através do programa “Ciência sem Fronteiras”, relatou um pouco a respeito do envolvimento dos fãs norte-americanos da saga. Inicialmente, a partir das 13h30min, foi exibido o episódio III – “A vingança dos Sith”, que foi feito em 2005. Logo após a sua exibição, o professor Ricardo Maroni Neto, docente da área de Gestão Empresarial do IFSP Caraguatatuba, comentou a respeito de características econômicas envolvidas na elaboração dos filmes da saga “Star Wars”, inclusive procurando direcionar o olhar dos presentes para aspectos que usualmente não são percebidos.
No mesmo dia 20 de maio, a partir da 16h, foi apresentado o episódio IV – “Uma nova esperança”, que foi o primeiro filme da saga dirigida por George Lucas e que foi feito em 1977. Após a sua exibição, o estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP Caraguatatuba, Denis Volva Lavinas de Souza, fez diversas considerações sobre questões tecnológicas envolvidas na elaboração dos filmes da série, inclusive no que diz respeito à evolução do cinema desde a década de 1970. A estudante Giovanna complementou a intervenção, com uma exposição que envolveu conceitos da área de gestão. Durante as discussões, uma ênfase especial foi dada ao fato de que os três primeiros filmes feitos foram concebidos na época em que ainda existia a guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética; por isso, ocorreu também uma apropriação política dos filmes, como quando, por exemplo, o presidente dos EUA, nos anos 1980, Ronald Reagan, passou a se referir à URSS como “o império do mal”.
No dia 21 de maio, foi exibido o episódio V – “O império Contra-Ataca”, que foi feito em 1980. Após a sua exibição, o estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Caraguatatuba, Leandro Carvalho Julio, teceu uma série de comentários sobre aspectos da narrativa dos filmes, inclusive salientando os dilemas éticos enfrentados pelos personagens; seus comentários, complementados por colocações feitas pelos estudantes da organização, provocaram um interessante debate entre os presentes a respeito dos pontos de vista levantados. Ao final, foi apresentado um pequeno vídeo sobre um “Flashmob” ocorrido na Alemanha, quando músicos clássicos se reuniram em uma praça para tocar o tema principal da saga “Guerra nas Estrelas”.
Finalmente, na tarde de sexta-feira, dia 22 de maio, foi exibido o episódio VI – “O retorno do Jedi”, que foi feito em 1983. O estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Caraguatatuba, Breno Augusto Marascalchi, após a sua exibição, teceu comentários a respeito de questões científicas abordadas pelo filme, sobretudo no que diz respeito à Física. Além disso, foi exibido o trailer do sétimo filme da saga, que deverá estrear no final de 2015; este trailer provocou um debate interessante sobre o que poderá ocorrer neste próximo filme.
Os presentes ao final da Semana de Guerra nas Estrelas receberam um certificado de participação no evento. As discussões e os debates que ocorreram durante esta semana foram extremamente ricas tanto do ponto de vista cultural, quanto do ponto de vista educacional.
Além disso, para o fechamento com “chave de ouro” das atividades, todos os presentes foram convidados para uma festa final de confraternização, durante a qual continuaram a debater e discutir sobre os diferentes aspectos dos filmes da saga “Guerra nas Estrelas”. O professor Ricardo Plaza e os estudantes da organização do evento agradecem a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para a implementação desta “Semana de Guerra nas Estrelas”.
0 comentários:
Postar um comentário