domingo, 8 de fevereiro de 2015

Perequê-Mirim, Olaria e Jaraguazinho receberam operação bota-fora

Nesta sexta e sábado (6 e 7/2/2015), os bairros Perequê-Mirim, Olaria e Jaraguazinho receberam equipes das secretarias de Saúde e de Serviços Públicos para a Operação Bota-Fora, uma ação conjunta contra a Dengue e a Chikungunya.

No bairro Perequê-Mirim mais de 40 ruas foram percorridas por 25 agentes comunitários. De acordo com a enfermeira Cecília de Oliveira Alves Piauí, Coordenadora da Atenção Básica, da secretaria de Saúde, foram visitadas 655 casas, porém, destas, 120 se encontravam fechadas.

A coordenadora disse que em alguns locais foram encontradas larvas do mosquito. Os profissionais distribuíram sacos de lixo e tela para cobrir caixas d’água sem tampa e verificaram se não havia acúmulo de lixo e água parada, além de sugerir o uso de repelente.

Funcionários da secretaria de Serviços Públicos passaram pelas ruas com caminhões e retroescavadeiras para recolher entulhos (lixo, restos de móveis, colchões abandonados). Além de equipes com roçadeiras para aparar o mato alto das calçadas.

Equipes com bombas de nebulização, acompanhados de agentes de controle da zoonose e supervisores, aplicaram inseticida nas casas, cujos moradores permitiram a entrada.

A cada semana, um bairro de cada região (Norte, Centro e Sul) receberá as equipes da Operação Bota-Fora. A ação visa eliminar os criadouros do mosquito da Dengue. Na última semana, a cidade registrou a primeira morte por Dengue Hemorrágica.

De acordo com dados da secretaria de Saúde, desde o início do ano até o dia 04/02/2015, a cidade registrou 899 notificações sobre casos de Dengue. Destes, 403 foram positivos, 450 negativos e 46 seguem em investigação.


Serviço - Disque denúncia do CCZ: (12) 3887-6888/2159

0 comentários: