sábado, 28 de fevereiro de 2015

Final de semana agitado para o esporte de Caraguá

Neste final de semana várias modalidades esportivas estarão em quadras, tatames e pistas representando Caraguá em diversas competições.

A equipe de Karatê de Caraguá disputa no sábado (28) a 2ª etapa do Campeonato Paulista de Karatê , na cidade de Agudos . A equipe é comandada pelo prof. Angelo Oliveira.

O Jiu jitsu  competirá no domingo na cidade de Ubatuba , no Ubatuba Open de Jiu jitsu.


Os atletas da modalidade de BMX , disputam no Sábado e domingo , na cidade de Americana , mais uma etapa do Campeonato Paulista , com destaque para o atleta Paulo Cesar (FI).

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Exposições “Mulheres na Arte” e “Aquarelistas de São Paulo – Arte em Papel”

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o MACC reúne trabalhos de ceramistas, fotógrafas e pintoras em exposição com obras que vão das mais enérgicas às românticas incuráveis, sensíveis à sua época e donas de grande criatividade. São elas: Abigail Domingues, Angela Nunes, Adriana Coutinho, Carla Terra, Cláudia Canova, Edna Lins, Luciana Renna, Márcia D’Amico, Marilisa Burattini, Marisa Digiaimo, Ne Martins, Sandra Mendes, Sara Belz, Sonia Meiry, Vânia Lima, Vânia Takahashi, Vera Lavour e Zandoná. Uma pluralidade de energias artísticas, promovendo Caraguatatuba como expoente das Artes do Litoral Norte. 

“Aquarelistas de São Paulo – Arte em Papel”
Caraguatatuba recebe as obras de artistas aquarelistas e construtores de arte em papel, diretamente da capital paulista. Contemporâneos, suas obras vão do figurativo ao abstrato, passando também pelo hiper-realismo. Cores apaixonantes, delicadas e intensas, belos papéis construídos, traços firmes, brilhantes paisagens coloridas, intensidade e firmeza, são algumas das características de cada artista participante. Diferentemente da pintura, a aquarela e o trabalho sobre papel, traz nuances líricas e apaixonantes por sua delicadeza e possibilidades do encontro de linhas e cores por superposições.

ENTRADA FRANCA E CLASSIFICAÇÃO LIVRE.
De 7 de março a 13 de abril
MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba

Informações: 3883.9980.

Fundacc abre inscrições para Oficinas Culturais nesta segunda

Há vagas nas áreas de artes plásticas, artesanato, dança, folclore e tradições populares, música e artes cênicas
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba abre a partir desta segunda-feira (23/2), as inscrições para as Oficinas Culturais para o primeiro semestre de 2015. Há vagas paras aulas nas áreas de artes plásticas, artesanato, dança, folclore e tradições populares, música e artes cênicas. As oficinas são gratuitas e tem vagas limitadas.

Os 7 Centros Culturais estão distribuídos de norte a sul do município, nos bairros Perequê-Mirim, Travessão, Morro do Algodão, Poiares, Massaguaçu e Sumaré (no Centro Cultural e Ciase).

As matrículas devem ser realizadas no Centro Cultural mais próximo e há um dia específico para cada área. Na segunda-feira (23/2), serão realizadas as inscrições para a área de dança. Na terça-feira (24/2), para música e teatro, e na quarta-feira (25/2), para artes plásticas, artesanato e folclore e tradições populares. Já entre os dias 26/2 e 6/3, será realizado o preenchimento das vagas remanescentes.
No ato da matrícula é necessário estar munido de carteira de identidade ou certidão de nascimento e estar acompanhado pelos pais ou responsável legal, no caso de menores de 18 anos. As aulas terão início no dia 9/3 (segunda-feira).

As oficinas culturais têm como objetivo democratizar o acesso à arte e à cultura, oferecendo à comunidade cursos de qualidade que contemplem as mais diferentes expressões artísticas. Em 2014, foram atendidos cerca de 3,5 mil alunos nos espaços culturais. Informações: (12) 3897.5661
Confira abaixo as oficinas disponíveis e os endereços>>>>

Corpo de Baile de Caraguatatuba é selecionado pelo Projeto de Qualificação em Dança e recebe visita técnica de Ismael Ivo

O Corpo de Baile de Caraguatatuba recebeu na última quinta-feira (19/2), na sala de dança do Teatro Mario Covas, a visita técnica da bailarina e coreógrafa Lara Pinheiro e de Ismael Ivo, curador do Projeto de Qualificação em Dança – parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Com intuito de conhecer a fundo os grupos selecionados e diagnosticar mais precisamente suas necessidades, Ismael Ivo visitará, entre 7 de fevereiro e 1º de março, os grupos participantes oriundos de Birigui, Caraguatatuba, Catanduva, Diadema, Presidente Prudente, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Tatuí.


Nesta primeira edição, estão sendo atendidas 10 Companhias de Dança de diferentes cidades, contemplando, ao todo, 113 artistas. Informações: (12) 3897.5661 

Exposição “Camisas Musicais” homenageia Dominguinhos e Tom Jobim e segue até março no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas apresenta até o dia 15/3 (domingo) a exposição artística “Camisas Musicais”, que pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é franca.


A mostra apresenta mais de 30 camisas sociais brancas, que foram pintadas e ilustradas por um grupo de artistas plásticos da cidade de São Paulo e do litoral norte paulista. Com temas musicais, as camisas foram transformadas em homenagem aos músicos e compositores brasileiros Dominguinhos e Tom Jobim.


Artistas
As “Camisas Musicais” foram produzidas pelos artistas Ana Francisquetti, Ana Pana, Antonio Peticov, Antonietta Tordino, Arary Lima, Cildo Oliveira, Dario Bueno, Cris Libardi, Edilson Ferri, Fernando Durão, Guilherme de Faria, Ida Zami, Ivald Granato, Kalanit Layla Goldman, Kamori, Lúcia Py, Luiz Castañón, Maria Bonomi, Marysia Portinari, Sara Goldman Belz, Silvana Gualda, Sonia Ramos, Vitor Mizael, Walter Miranda, Marilzes Petroni, Diana Martire, Vera Lavour, Maria Angélica Miranda, Roberto Gallo e Pedro Paulo Teixeira Pinto. Curadoria: Sara Goldman Belz.


O Teatro Mario Covas está localizado na Avenida Goiás, nº 187, no Indaiá, (12) 3897.5661 

Comunicado – Teatro Mario Covas
Somente a Exposição “Camisas Musicais” está funcionando, pois a programação de fevereiro do Teatro foi cancelada por danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. As obras de reparo já iniciaram e as atividades retornarão ao normal após sua conclusão.

Agradecemos a compreensão de todos.

Caraguá recolhe mais de 200 caminhões de resíduos nas operações Bota-Fora

Nesta sexta-feira e sábado (27 e 28/2/2015) será a vez dos bairros Rio do Ouro, Jaraguazinho e Jetuba receberem a Operação Bota Fora. 
Desde que os moradores começaram a se desfazer dos objetos que acumulam água e servem de criadouro para a Dengue, em 6 de fevereiro, já foram recolhidos mais de 200 caminhões de resíduos.

A operação também reforça os serviços de capina e varrição, bloqueios mecânicos, com a retirada de criadouros de dentro das casas, e químicos com nebulização.


Desde o dia 6 de fevereiro, o Governo Municipal de Caraguá promove o Bota-Fora para recolher materiais inservíveis em diversos pontos da cidade. Nos dias 6 e 7, a ação passou pelos bairros Perequê-Mirim, Jaraguazinho e Olaria/Casa Branca. Nos dias 13 e 14 pelo Massaguaçu, Martim de Sá e Travessão. No último final de semana (20 e 21), a operação passou no Morro do Algodão e Pegorelli.


Ao todo, a operação já coletou 207 caminhões e 16 caçambas com objetos e resíduos deixados pelos moradores nas calçadas. Todo o material recolhido foi levado ao Aterro de Triagem e Transbordo (ATT), no Pegorelli.
A secretaria de Saúde informa que, até a última quarta-feira (18), o município registrou 1.418 notificações de Dengue, sendo 649 positivas, 548 negativas e 221 em investigação.

Controle da dengue - As atividades de vistoria, controle e prevenção executadas pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também foram intensificadas neste verão.
Além das vistorias de rotina em residências e comércios locais, nesta época a fiscalização é reforçada em casas de veraneio. Proprietários recebem informações sobre os cuidados que devem ser tomados no local durante a estadia e na saída para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Disque denúncia do CCZ: (12) 3887-6888/2159

Caraguá: Vereadores mantêm veto e aprovam programa para Educação

Em sessão ordinária realizada na noite da última terça-feira, na Câmara Municipal de Caraguatatuba. O veto parcial ao projeto de lei nº 84/14, do Órgão Executivo, que dispõe sobre a concessão de bolsas de estudos aos servidores públicos e filho de servidores foi mantido.

O veto foi para a emenda 01/2014, da vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos, que acrescentava um artigo dizendo que os benefícios desta lei aplicava-se também aos conjugues de servidores.

De autoria do Executivo, o projeto de lei 001/2015, que institui e dispõe sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal – PDDEM, no âmbito do município de Caraguatatuba, foi aprovado. A propositura tem a finalidade de prestar assistência financeira às unidades de educação básica da rede de ensino em Caraguá.

Desta forma, utiliza-se de uma assistência financeira, por meio dos recursos do PDDEM, destinada às escolas públicas da educação básica, auxiliando nas melhorias das estruturas físicas e pedagógicas, como na autogestão escolar e no IDEB.
Assessoria de Imprensa

Vitor Miki

Caminhada marca programação da “Semana da Mulher”


O Dia da Mulher, comemorado no dia 8 de março, será lembrado em Caraguá com várias atividades que marcam a “Semana da Mulher”. As ações iniciam na segunda-feira (2/3/2015) e encerram na sexta-feira (6), com uma caminhada que segue até a Praça Dr. Cândido Motta. A concentração será às 15h30, na secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania instalada na Avenida Bahia, 845 – Indaiá

Durante a “Semana da Mulher”, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos bairros Porto Novo, Indaiá, Olaria e Massaguaçu desenvolvem uma programação com diversas atividades voltadas à mulher. Haverá palestras, orientações jurídicas, Dia da Beleza, aula experimental de jiu-jítsu, artesanato e teatro.

Após a caminhada, as atrações continuam na Praça Dr. Cândido Motta. A equipe do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama) de São Sebastião irá ministrar uma palestra sobre dança materna, como incentivo à amamentação. Também haverá apresentação da orquestra de Viola Feminina “Estrela de Ouro”.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, afirma que o Dia Internacional da Mulher simboliza as conquistas das mulheres. “No dia 8 de março, o mundo inteiro celebra uma data que começou com reivindicação e, hoje em dia, se transforma em comemoração”. 

A “Semana da Mulher” é um evento organizado pelo Governo Municipal por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e Conselho Municipal da Condição Feminina. 
Confira a programação completa>>>>>>>

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

MACC apresenta Planeta Terra


Ilhabela: Câmara e Prefeitura prestam contas em Audiência Pública nesta quinta-feira

A Câmara e a Prefeitura de Ilhabela prestam contas sobre o cumprimento das Metas Fiscais referentes ao 3º Quadrimestre de 2014 em Audiência Pública nesta quinta-feira (26/2) às 18h, na sede do Poder Legislativo.


A Audiência obedece aos dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (101/2000). O presidente do Legislativo, vereador Adilton Ribeiro (PSD) ressalta a importância da participação da comunidade. “Prestar contas é nosso dever e a comunidade deve participar para acompanhar de perto a gestão do dinheiro público”, conclui.

Princípio da especificidade prevalece sobre territorialidade em decisão da SDC sobre representação sindical

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho julgou, na sessão de segunda-feira (23), conflito de representação entre dois sindicatos - um de âmbito estadual e mais específico em relação à atividade profissional, e outro de âmbito municipal e mais abrangente quanto à atividade. A decisão foi a de que o critério da especificidade prevalece em detrimento ao da territorialidade.

A questão refere-se à representatividade sindical dos empregados do Consórcio Encalso S.A. Paulista, que trabalham na execução de obras e serviços de duplicação da Rodovia dos Tamoios. Também chamada de SP -099, a rodovia liga as cidades da Região do Vale do Paraíba ao litoral norte do Estado de São Paulo, passando pelos municípios de São José dos Campos, Paraibuna, Jambeiro e Caraguatatuba.

O consórcio ajuizou dissídio coletivo de greve contra o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção do Mobiliário e Montagem Industrial de São José dos Campos e Litoral Norte (Sintricom), e requereu a integração ao processo do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada - Infraestrutura e Afins do Estado de São Paulo (Sinfervi), que, segundo alegou, seria o legítimo representante de seus empregados. Segundo o consórcio, o Sintricom incitou ilegitimamente uma paralisação geral de todas as frentes de trabalho, em outubro de 2012, para reivindicar, entre outros benefícios, reajustes salariais. Após audiências com participação dos dois sindicatos, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP) declarou a legitimidade do Sinfervi para representar os trabalhadores da empresa e homologou acordo.

Foi contra essa decisão que o Sintricom recorreu ao TST, sustentando que a rodovia está dentro dos seus limites territoriais e que, em face do princípio da unicidade sindical, a base territorial do opoente não pode abranger os municípios em que a categoria já se encontra representada.

SDC
A relatora do recurso, ministra Dora Maria da Costa, resumiu a controvérsia: de um lado, o Sinfervi, específico da categoria, representa os trabalhadores da indústria de construção de estradas, pavimentação e obras de terraplenagem em geral, de âmbito estadual. O Sintricom, por sua vez, é mais eclético, e representa trabalhadores nas indústrias da construção e do mobiliário, mas tem abrangência intermunicipal em São José dos Campos, Paraibuna e Caraguatatuba, municípios nos quais a obra é realizada.

A ministra destacou que o artigo 571 da CLT admite o desmembramento de sindicato para a formação de entidade sindical mais específica, desde que a nova entidade ofereça possibilidade de vida associativa regular e de ação sindical eficiente. "Os sindicatos que abrangem mais de um município podem ser desmembrados em sindicatos de âmbito exclusivamente municipal, de acordo com a estrutura adotada no Brasil, ou se tornarem mais específicos com relação à atividade econômica, fazendo valer o princípio da especificidade", explicou.

A jurisprudência da SDC, como observa a relatora, firmou-se no sentido de que, havendo conflito de representação entre dois sindicatos, deve prevalecer o princípio da especificidade, ainda que o sindicato principal tenha base territorial mais reduzida, sendo necessário o paralelismo entre o segmento econômico e a categoria profissional representada. "As entidades sindicais que representam categorias específicas podem exercer sua representatividade atendendo com maior presteza aos interesses de seus representados", justificou.

Para Dora Maria da Costa, a categoria representada pelo Sinfervi apresenta, inclusive pela sua denominação, nítida correspondência com a atividade econômica do Consórcio Encalso S.A. Paulista. Dessa forma, concluiu correta a decisão regional, ao declarar que essa entidade é a legítima representante dos empregados do consórcio. Por unanimidade, a SDC negou provimento ao recurso ordinário em dissídio coletivo de greve e econômico do Sintricom.

Agência TST

Justiça mantém suspensa licença de ampliação do porto de São Sebastião

MP pede estudo detalha- do de impac- tos ambientais indiretos na região.
Companhia Docas disse que está tomando as medidas judiciais cabíveis.
A Justiça Federal manteve a suspensão da licença para ampliação do Porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Cabe recurso à decisão.

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e o Ministério Público Federal (MPF), autores da ação contrária à liberação da obra, recorreram contra a decisão liminar em primeira instância, obtida em julho de 2014, que já impedia o início das obras dno local até apresentação de um estudo de impactos ambientais.  A procuradoria e a promotoria recorreram pedindo atendimento integral dos pedidos feitos à Justiça.

No Tribunal, o MPF e o MP-SP reiteraram necessidade de licença que considere não apenas os impactos diretos do projeto, mas também os indiretos na área de influência do empreendimento, entre os quais está o impacto social de uma obra deste porte. A Justiça acatou o pedido.

Licença
A ação sustenta que o licenciamento ambiental, emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), estava sendo feito com base em uma licença prévia que observava apenas impactos diretos do empreendimento.

O projeto prevê que o terminal tenha a área ampliada de 400 para 800 mil metros quadrados, com a construção de um terminal de contêineres. A intervenção seria em uma área de manguezal.

Na ocasião, a Justiça Federal de primeira instância entendeu que “o início das obras podia representar dano irreparável ao meio ambiente, além de risco de desperdício de recursos públicos” e concedeu a liminar.

Na última decisão sobre o processo, neste mês, a Justiça entendeu que o estudo apresentado pelos empreendedores não é claro quanto impactos a serem produzidos na área de mobilidade urbana e no provável adensamento populacional a ser suportado pela região, com reflexos na ocupação do solo, no abastecimento de água e no saneamento básico - todos considerados impactos indiretos do empreendimento.

Avaliação
O promotor Tadeu Badaró, um dos responsáveis pela ação, destacou em entrevista ao G1 que 80% do território do litoral norte de São Paulo está em áreas de preservação permanente, com remanescentes de mata atlântica e serra do mar.

“Desses 20%, grande parte já é urbanizada e a verticalização das cidades é controlada. O empreendimento propõe uma obra expressiva, mas não prevê onde os empregados direta e indiretamente vão morar. No crescimento desordenado, vemos a ocupação de áreas de encostas, gerando deslizamentos de terra, além da falta de abastecimento de água e ainda o aumento do tráfego nas rodovias”, disse.

A promotoria espera que até o fim do 1º semestre de 2015 seja emitida uma sentença.

O Ibama declarou que ainda não foi notificado da decisão. Portanto, não se manifestaria sobre o assunto.  Já a companhia Docas informou que está tomando as medidas judiciais cabíveis, mas não informou á reportagem quais seriam essas ações.
Do G1 / Nicole Melhado

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015


Prefeitura cria projeto de QR Codes Turísticos em Ubatuba

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, desenvolveu recentemente um interessante projeto que alia tecnologia e turismo para apresentar à população a rica história de Ubatuba de uma forma diferente.

Nascido de uma ideia discutida entre o estudante ubatubense da UFABC Victor Fragoso e o Secretário de Tecnologia da Informação Pedro Seno, o projeto consiste na criação de azulejos trabalhados de forma artesanal com o desenho de QR Codes colocados em locais de interesse público para acesso a pequenos conteúdos histórico-turísticos.

O QR Code é um tipo de código de barras em 2D que pode ser escaneado com qualquer aparelho celular que possua uma câmera fotográfica, através de uma série de aplicativos gratuitos para este fim. Cada um dos códigos criados possui um link que redireciona o usuário a uma página no site da Prefeitura com informações sobre um determinado ponto turístico.

Segundo Pedro Seno, a ideia é apresentar à população a história da cidade de uma forma mais interessante através do uso da tecnologia: “Hoje em dia praticamente qualquer pessoa possui um smartphone com acesso à internet. Queremos que este recurso seja uma forma simples e prática de apresentar a história de pessoas e marcos importantes em nosso querido munícipio”.

Neste primeiro momento, foram instalados 18 azulejos, que apresentam textos sobre pontos como a Casa do Ateneu Ubatubense (atual prédio da Secretaria de Turismo), o Sobradão do Porto e a Barra dos Pescadores, além de alguns que apresentam textos sobre figuras históricas do município como Cunhambebe, Hans Staden e Jordão Homem da Costa, instalados em locais das ruas que levam seus nomes.


Importante frisar que para acesso aos conteúdos, que estão hospedados no site da Prefeitura, é necessário acesso à internet no smartphone. Porém, todos os azulejos apresentam um link abaixo do QR Code para visualização dos conteúdos a qualquer momento.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Pescador fisga peixe de 35 kg no rio Juqueriquerê

Carpa Capim, com mais de um metro, brigou durante uma hora. Rio Juqueriquerê corta a cidade e tem trechos poluídos.
Um pescador de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, fisgou um peixe de 35 kg na manhã deste domingo (22) no rio Juqueriquerê. O peixe - uma Carpa Capim - não é comum na região, segundo moradores.

O aposentado Cláudio Batista, de 66 anos, estava pescando na região conhecida como Ilha Morena neste domingo quando foi surpreendido. De acordo com o filho do pescador, o peixe quebrou a vara e brigou durante uma hora até ser retirado da água com a ajuda de outros pescadores.


O Juqueriquerê tem trechos considerados poluídos. O rio nasce na Serra do Mar e vai até a Praia do Porto Novo - 13 quilômetros cortando a planície de Caraguatatuba. No trajeto, passa por alguns dos bairros mais populosos da cidade.
G1/Foto: Renata Chacon

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Adriana Barra traz clima dos campeonatos de surfe para seu Inverno 2015

O litoral norte de São Paulo foi o cenário escolhido pela estilista Adriana Barra para apresentar seu Inverno 2015: Teahupoʻo.

Os campeonatos de surfe – eventos que acontecem durante o inverno – foram o ponto de partida da coleção, idealizada por Adriana durante uma viagem ao Hawaii, um dos destinos mais cobiçados pelos surfistas do mundo todo e traz toda a aura cool deste universo.

Criada pela Agencia Attache, de Claudia Tannous e Fernando Frisoni, a campanha foi clicada em uma casa que hospeda os principais surfistas do mundo quando estão em Maresias, pelo fotógrafo Philipe Kliot, com styling de Yasmine Sterea e beleza de Henrique Martins.

Para download do fashion film da coleção acesse: https://vimeo.com/119349599

Modelos: Flávia Lucini e Filipe Chaves
Beleza: Henrique Martins
Fotos: Philipe Kliot
Filme e fotos de making of: Yuri Campos e Felipe Terra
Produção Executiva: Rodrigo Crespo e Stella Sette
Stylist: Yasmine Sterea e Victoria Queiroz
Locação: Maresias, São Paulo

Serviço:
Loja Adriana Barra
São Paulo – Alameda Franca 1243 – Jardim Paulista
Telefone: 2925 – 2300

Caraguá será sede do 19º JORI - Jogos Regionais do Idoso

Caraguá recebe pela quinta vez os Jogos Regionais do Idoso. A 19ª edição do evento será de 13 a 17 de maio e deverá reunir cerca de dois mil competidores das cidades da12ª Região Administrativa (Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira).


Os atletas com mais de 60 anos de idade competem em provas de atletismo, coreografia, dança de salão, bocha, buraco, dominó, damas, malha, natação, tênis, tênis de mesa adaptado, truco, vôlei adaptado e xadrez.


O município já sediou os jogos em 2003, 2009, 2012 e 2014. O JORI é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em parceria com a secretaria estadual de Esporte, lazer e Juventude e o Governo Municipal de Caraguá, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.

Vereadores aprovam parcelamento de ITBI em Extraordinária

Os vereadores de Ilhabela aprovaram em sessão Extraordinária nesta quinta-feira (19/2) o Projeto de Lei Complementar 9/2015, de autoria do Poder Executivo, que acrescenta parágrafos ao artigo 130 do Código Tributário do município.
Na prática, a matéria permite o parcelamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) em até seis parcelas, sendo que o valor individual não pode ser inferior a R$ 50. Para requerer o benefício, o contribuinte terá que apresentar requerimento ao secretário municipal de Finanças no ato da incidência.

Por iniciativa da vereadora Rita Janete de Oliveira Gomes, Dra. Rita (PTdoB), foi inserida uma Emenda aditiva à redação final da matéria, constando que apenas a quitação final das parcelas é que ensejará na transmissão do imóvel. O documento recebeu a assinatura de todos os vereadores.

Na discussão do projeto, o vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos (PMDB), fez uso da palavra para agradecer a iniciativa do Executivo e lembrar que a possibilidade de parcelamento do tributo já foi tema de diversas matérias na Casa de Leis. “Tenho certeza de que vai ser bastante positivo e estimular pessoas a saírem da inercia na questão da transmissão de imóveis”, concluiu.


O projeto segue agora para a sanção do prefeito Toninho Colucci (PPS). Mais informações (12) 3896.9600,

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Alckmin sanciona passe livre estudantil em trens, metrô e EMTU

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou nesta quinta-feira (19) o projeto que concede passe livre estudantil no Metrô, nos trens da CPTM e nos ônibus da EMTU. O benefício é direcionado a alunos da rede pública e jovens da rede privada que comprovem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional (R$ 1.182). O ano letivo no sistema estadual de ensino começou há mais de duas semanas, sem que os estudantes tivessem direito ao benefício, aprovado na Assembleia Legislativa no último dia 11. 

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Dupla de vôlei de praia feminino disputa torneio em Americana

A dupla de Caraguá de vôlei de praia Shirley e Lucilia disputará o 4º torneio Esper de Volei de Praia, na sede do Clube Guarani, em Americana, neste sábado (21/2/2014).


O torneio contará com a participação somente de 16 duplas convidadas e deverá ter um alto nível técnico. A dupla caraguatatubense está em ótima fase e vem colhendo bons resultados nos últimos torneios disputados.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Estradas no carnaval tem menor índice de acidentes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta quinta-feira o balanço da Operação de Carnaval destacando a queda no número de acidentes e também das vítimas. O número de mortes foi o menor em oito anos, segundo a PRF. A Operação foi realizada de 13 a 18 de fevereiro.
Um dos principais corredores para o litoral norte de São Paulo, as rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto não registraram nenhuma morte em decorrência de acidentes nesse Carnaval. O resultado está sendo divulgado nos painéis eletrônicos nas duas estradas. A concessionária Ecopistas apresentou nesta quinta-feira o balanço de acidentes durante o feriado. Foram 28 entre 13 e 18 de fevereiro, dos quais nove tiveram vítimas. Ao todo, 18 pessoas ficaram feridas. Em 2014, foram três mortes e 36 acidentes

De acordo com os dados, foram registrados 2.785 acidentes no período, deixando 1.786 pessoas feridas e 120 mortos. A redução foi de 22% no número de acidentes, 28% na taxa de mortos e 18% da taxa de feridos. Para este cálculo, a PRF leva em conta o número de acidentes para cada milhão de veículos em circulação. O objetivo é evitar que o balanço seja influenciado pelo aumento da frota, que é estimado em mais de 8% em relação ao ano passado. Em números absolutos também houve queda. Em 2014 foram registrados 3.357 acidentes com 2.023 feridos e 159 mortos.

Segundo o balanço, 45% das mortes ocorreram em colisões frontais. Mesmo assim, houve uma redução de 68% do número de pessoas que morreram neste tipo de acidentes. A maior causa de acidentes foi o excesso de velocidade, apontado em 26% dos casos.

Foram realizados 85,6 mil testes de alcoolemia, conhecido como “bafômetro”. Foram feitas 2.006 autuações e 372 prisões de pessoas que dirigiam embriagados. Foram fiscalizados 234 mil veículos e recolhidas 2.901 carteiras de habilitação.


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Tudo pronto para o Carnaval 2015 em Caraguá


A programação completa para o Carnaval 2015 em Caraguá está definida. De sexta-feira (13/2/2015) até terça (17), o município promove desfile de blocos, shows musicais com baile popular, matinês e Carnaval de Antigamente. A secretaria municipal de Turismo estima que a cidade deva receber em torno de 160 mil visitantes (turistas e veranistas).

Em Caraguá há novidades para a edição deste ano. Uma delas é a mudança do Carnaval de Antigamente da Praça Cândido Motta para a Praça de Eventos do Centro, na Avenida da Praia. A medida levou em consideração a segurança e o crescente número de foliões nas últimas edições do evento promovidas na Praça Cândido Motta.

Com a transferência do local, o Governo Municipal garante ainda mais segurança e conforto em um espaço amplo e adequado, mas sem perder a qualidade. Os organizadores levarão para a Praça de Eventos do Centro uma estrutura que atenda idosos, pessoas com deficiência, jovens e adultos. Serão instalados banheiros químicos e tendas nas laterais da praça para acomodar esse público.

As matinês, que atraem crianças e adultos, estão mantidas na Praça Cândido Motta e foram ampliadas para os quatro dias do Carnaval, sempre das 16h às 20h.

A programação do Carnaval começa na sexta-feira (13) com o tradicional Corso de Abertura e Desfile de Bonecões. A saída será da Praça Cândido Motta, às 20h30, com destino à Praça de Eventos do Centro, onde haverá Grito de Carnaval, das 21h à 0h30.

Em seguida, o Bloco Gaiola das Loucas faz seu desfile pela Avenida da Praia até a Praça Ton Ferreira. A saída está prevista para 21h em frente ao Quiosque 28, na Praia do Indaiá. No Centro de Eventos do Litoral Norte haverá shows com a Banda Barcelona de sexta-feira a terça (13 a 17), sempre a partir das 22h.

Os bailes populares do Carnaval de Antigamente na Praça de Eventos ocorrem de sábado (14) à terça-feira (17), sempre das 21h à 0h30, com a New Band.

Haverá também na região central os desfiles de outros blocos tradicionais do Carnaval em Caraguá como Bloco das Piranhas, do Urso, Sem Noção e Azedô o Pé do Frango. De sábado a terça-feira, na Massaguçu, o Bloco Devotos da Cheirosa faz sua apresentação pelas ruas e avenidas do bairro até a Praça Irmã Lucila.

O Carnaval 2015 é promovido pelo Governo Municipal, por meio da secretaria de Turismo e da Fundacc.

Programação Carnaval 2015

Sexta -13
20h – Bloco Gaiola das Loucas (concentração em frente ao Quiosque 28, na avenida Geraldo Nogueira da Silva – Indaiá, com destino à Praça Ton Ferreira)
20h30 – Corso de abertura do Carnaval de Antigamente e Desfile de Bonecões com a New Band (saída da Praça Cândido Motta com chegada na Praça de Eventos do Centro)
22h – Show Banda Barcelona e baile popular no Centro de Eventos do Litoral Norte (Porto Novo)

Sábado -14
16h às 20h – Matinê com a Banda Feira Livre na Praça Dr. Cândido Motta (Centro)
18h – Bloco das Piranhas (concentração próxima a ponte do Indaiá, na Avenida Arthur Costa Filho, com destino à Praça Ton Ferreira)
20h à 0h – Baile Popular do Carnaval de Antigamente com a banda “Máscara Negra” (Praça de Eventos do Massaguaçu)
21h à 0h30 – Baile Popular do Carnaval de Antigamente com a New Band na Praça de Eventos (Centro)
21h30 – Desfile Bloco Tropa de Litro (concentração no início da Avenida Maria Carlota, com destino à Praça Irmã Lucila, no Massaguaçu)
22h - Show Banda Barcelona e baile popular no Centro de Eventos do Litoral Norte (Porto Novo)
22h – Show com Baile Popular de Zirinho da Bahia na Praça Irmã Lucila (Massaguaçu)
22h30 - Desfile Bloco Devotos da Cheirosa (concentração no início da Avenida Maria Carlota, com destino à Praça Irmã Lucila, no Massaguaçu)
0h – Show com Baile Popular Mara Amaral e Banda na Praça Irmã Lucila

Domingo –15
16h às 20h – Matinê com a Banda Feira Livre na Praça Dr. Cândido Motta (Centro)
20h – Desfile Bloco do Urso (concentração às 18h, no Bar do Hélio – Av. Castelo Branco, 207, com destino à Praça de Eventos do Centro)
20h à 0h – Baile Popular do Carnaval de Antigamente com a banda “Máscara Negra” (Praça de Eventos do Massaguaçu)
21h à 0h30 – Baile Popular do Carnaval de Antigamente com a New Band na Praça de Eventos (Centro)
21h30 – Desfile Bloco Tropa de Litro (concentração no início da Avenida Maria Carlota, com destino à Praça Irmã Lucila, no Massaguaçu)
22h - Show Banda Barcelona e baile popular no Centro de Eventos do Litoral Norte (Porto Novo)
22h – Show com Baile Popular de Zirinho da Bahia na Praça Irmã Lucila (Massaguaçu)
22h30 - Desfile Bloco Devotos da Cheirosa (concentração no início da Avenida Maria Carlota, com destino à Praça Irmã Lucila, no Massaguaçu)
0h – Show com Baile Popular Mara Amaral e Banda na Praça Irmã Lucila

Segunda –16
16h às 20h – Matinê com a Banda Feira Livre na Praça Dr. Cândido Motta (Centro)
20h – Desfile do Bloco Sem Noção (concentração Avenida Anchieta, em frente ao Gula Gula, com destino à Praça de Eventos do Centro)
20h à 0h – Baile Popular do Carnaval de Antigamente com a banda “Máscara Negra” (Praça de Eventos do Massaguaçu)
21h à 0h30 – Baile Popular do Carnaval de Antigamente com a New Band na Praça de Eventos (Centro)
21h30 – Desfile Bloco Tropa de Litro (concentração no início da Avenida Maria Carlota, com destino à Praça Irmã Lucila, no Massaguaçu)
22h - Show Banda Barcelona e baile popular no Centro de Eventos do Litoral Norte (Porto Novo)
22h – Show com Baile Popular de Zirinho da Bahia na Praça Irmã Lucila (Massaguaçu)
22h30 - Desfile Bloco Devotos da Cheirosa (concentração no início da Avenida Maria Carlota, com destino à Praça Irmã Lucila, no Massaguaçu)
0h – Show com Baile Popular Mara Amaral e Banda na Praça Irmã Lucila

Terça –17
16h às 20h – Matinê com a Banda Feira Livre na Praça Dr. Cândido Motta (Centro)
18h – Desfile do Bloco Azedô o Pé do Frango (concentração na Avenida Irmã São Francisco, na altura do nº 166, com destino à Avenida Arthur Costa Filho e Praça Ton Ferreira)
20h à 0h – Baile Popular do Carnaval de Antigamente com a banda “Máscara Negra” (Praça de Eventos do Massaguaçu)
21h à 0h30 – Baile Popular do Carnaval de Antigamente com a New Band na Praça de Eventos (Centro)
21h30 – Desfile Bloco Tropa de Litro (concentração no início da Avenida Maria Carlota, com destino à Praça Irmã Lucila, no Massaguaçu)
22h - Show Banda Barcelona e baile popular no Centro de Eventos do Litoral Norte (Porto Novo)
22h – Show com Baile Popular de Zirinho da Bahia na Praça Irmã Lucila (Massaguaçu)
22h30 - Desfile Bloco Devotos da Cheirosa (concentração no início da Avenida Maria Carlota, com destino à Praça Irmã Lucila, no Massaguaçu)

0h – Show com Baile Popular Mara Amaral e Banda na Praça Irmã Lucila

Carnaval em Caraguá terá distribuição de 100 mil preservativos

Durante o Carnaval deste ano, de 13 a 17 de fevereiro, equipes da secretaria de Saúde de Caraguá percorrerão as ruas para distribuir panfletos e preservativos aos foliões. A ação tem o objetivo de conscientizar turistas e moradores sobre a importância da prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

A secretaria de Saúde estima distribuir cerca de 100 mil preservativos. Esse número é 30% maior do que em 2014, quando a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (Uami) entregou cerca de 70 mil camisinhas aos foliões.

A equipe, composta por 26 profissionais, entre técnicos de enfermagem e motorista para cobrir todos os dias de eventos, irá percorrer diversos pontos da festa, tais como a Rodoviária no próximo sábado (14) e, nos demais dias de festa, Centro, Porto Novo e Massaguaçu.

A coordenadora da Uami, Maria Irena Paz Carrara, afirma que esta campanha tem como foco todos os públicos, mas será reforçada para os segmentos mais vulneráveis às DSTs HIV/AIDS, tais como usuários de drogas, profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens.


O Carnaval 2015 é promovido pelo Governo Municipal, por meio da secretaria de Turismo e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Carnaval em Caraguá terá reforço no policiamento

O Carnaval em Caraguá conta com reforço policial de 240 policiais militares, que chegaram no início da Alta Temporada, 26 de dezembro, e permanecem no município até o dia 18 de fevereiro.

O grupamento da PM fará o policiamento preventivo, por meio de patrulhas motorizadas e ostensivo a pé. No Comando de Policiamento de Trânsito serão 30 policiais para atuação nas blitz de trânsito, com foco nos veículos furtados, roubados, porte de arma de fogo, entorpecentes, identificação de pessoas procuradas, Carteira Nacional de Habilitação vencida, suspensa, cassada, licenciamento vencido, condições de segurança do veículo, equipamentos obrigatórios, entre outros.

O reforço vai atuar em toda a cidade na prevenção de delitos, onde houver maior concentração de pessoas, principalmente à noite nos shows no Centro de Eventos do Litoral Norte, na Praça de Eventos do Centro e em todos os locais de eventos.

Som acima do permitido - As denúncias de som alto podem ser feitas pelo  0800-7788080, da secretaria de Trânsito de Caraguá ou no 190 da Polícia Militar.


O infrator que estiver com o som acima de 80 decibéis receberá multa segundo o Código de Trânsito Brasileiro, no valor de R$127,69, e perde 5 pontos na carteira. Também há multa de acordo com lei municipal, no valor de R$730,38 e remoção do veículo para o pátio, no valor de R$221,54, além de pagamento de diárias do veículo no pátio no valor de R$22,15.

Estudantes de Matemática relatam suas experiências nos EUA pelo CsF

No dia 6 de fevereiro de 2015, pela manhã, os calouros do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Caraguatatuba, participaram de atividades acadêmicas com o objetivo de apresentar a eles algumas possibilidades de engajamento em trabalhos de pesquisa, ensino e extensão.

Inicialmente ocorreram apresentações de dois estudantes de Matemática, Lucas Conelian de Oliveira e Rosana Batista Teixeira Limonta, que participaram do programa “Ciência sem Fronteiras” (CsF) estudando em universidades norte-americanas.

Eles relataram o período em que passaram estudando no exterior, dos ganhos acadêmicos que tiveram ao longo de todo o processo, da importância da dedicação ao estudo da língua inglesa na seleção para o ingresso no programa e da ampliação do universo cultural que esta experiência proporcionou.

Rosana e Lucas, estudantes
de matemática
Lucas foi o primeiro aluno do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Caraguatatuba a ser selecionado pelo programa “Ciência sem Fronteiras” e esteve estudando no campusde Macomb da Western Illinois University entre agosto de 2013 e dezembro de 2014. Rosana estudou no campus de Dearborn da University of Michigan entre março de 2014 e dezembro de 2014.

Em seguida às duas apresentações, calouros e veteranos do curso de Licenciatura em Matemática, participaram de um modesto café da manhã acompanhado de bolos e sucos, que foi organizado pelos professores do curso, e com o objetivo de aproximar os alunos das diferentes turmas, integrando os calouros com seus colegas.

Após este intervalo, o professor Luis Américo Monteiro Junior fez uma exposição para os alunos a respeito do programa PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) que é desenvolvido pelo IFSP Caraguatatuba em parceria com quatro escolas públicas do município.

Aos novos estudantes foi salientada a importância da dedicação aos estudos e do engajamento em atividades de pesquisa, ensino e extensão, inclusive com a concessão de bolsas (PIBID, Iniciação Científica, Extensão, etc), que podem colaborar financeiramente para ajudar a manter os estudantes no curso e a melhorar o desempenho acadêmico deles.



PAT de Caraguá atualiza vagas

Veja as vagas desta semana do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT). O interessado deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, CTPS e PIS):

Acabador de mármore e granito, Ajudante de açougueiro, Ajudante de calceteiro, Ajudante de cozinha, Ajudante de padeiro, Armador de ferragens na construção civil, Atendente de balcão, Auxiliar de enfermagem, Auxiliar de escritório, Auxiliar de manutenção predial, Auxiliar de pessoal, Auxiliar de pizzaiolo...

Auxiliar de topógrafo, Auxiliar mecânico de ar condicionado, Açougueiro, Balconista de lanchonete, Barman, Calceteiro, Carpinteiro auxiliar, Carpinteiro de obras, Cartógrafo, Chefe de serviço de limpeza, Copeiro  de hotel, Corretor de imóveis, Costureira em geral, Cozinheiro de restaurante, Cozinheiro geral, Cuidador de idosos...

Eletricista de instalações de veículos automotores, Empregado doméstico  arrumador, Empregado doméstico diarista, Encarregado de construção civil, Enfermeiro, Gerente administrativo, Gerente comercial, Jardineiro, Marceneiro, Marinheiro, Mestre de obras, Motorista de carro de passeio, Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações...

Operador de caixa, Pedreiro, Porteiro, Promotor de vendas, Tecnólogo em automação, Topógrafo, Técnico de enfermagem, Técnico de projeto (eletrotécnico), Técnico de refrigeração (instalação), Técnico em patologia clínica, Técnico em segurança do trabalho, Técnico mecânico (motores), Vendedor de comércio varejista e Vendedor pracista.

As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.


O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211.

Vereador de Ilhabela visita Secretaria de Educação para conhecer projetos

O vereador Luiz Paladino, Luizinho da Ilha (PCdoB) se reuniu com a secretária municipal de Educação, Profª Lídia Sarmento, na semana passada, dentro do programa de visita às secretarias, para conhecer os projetos futuros e apresentar reivindicações. O parlamentar teve acesso a todas as ações previstas para serem executadas pela pasta neste ano, algumas em atendimento a matérias de sua autoria.

Na região norte, por exemplo, Lídia explicou a Luizinho que a nova escola municipal Leonardo Reale já está em fase de finalização, onde o novo prédio deverá abrigar salas de 1º ao 5º ano em período integral. O prédio atual deve receber a creche Maria Leonor Fazzini. “Ainda estão previstas uma praça com biblioteca e sala do Acessa São Paulo na Armação”, comemora o parlamentar.

Na Vila, a secretária explicou a Luizinho que já está em estudo uma nova área para ampliar as instalações da creche Carolina de Morais. No Itaquanduba, está prevista a construção de uma nova unidade para a escola Severina Barbosa e o prédio atual deve receber a creche Emanuel David. Na EM Waldemar Belisário, no mesmo bairro, devem ser construídas duas novas salas de aula, biblioteca e sala para o programa Acessa São Paulo. A instituição também vai oferecer ensino integral para os 6º, 7º e 9º anos.

No bairro da Água Branca, a secretaria de Educação pretende ampliar as instalações da escola Antônio Marques, com sala de banho, primeiros passos, nova sala de administração e lavanderia. Na José Antônio Versegnassi, os 1º e 2º anos devem passar para o regime integral. E no bairro do Reino está prevista a reforma e ampliação da EM José Benedito de Moraes, com a construção da quadra. “Fiquei feliz com essa notícia, pois a construção da quadra foi objeto de requerimento de minha autoria no meu primeiro ano de mandato”, comemora o vereador.

Na região da Barra Velha, os projetos da pasta passam pela construção de uma nova creche para 150 crianças na Rua da Cachoeira, ampliação de duas novas salas de aula para a Escola Paulo Renato, na Estrada do Camarão e um novo prédio para a creche Therezinha Ferreira, nas proximidades da Delegacia. No Sul, a escola Maria Thereza de Freitas Vidal, no São Pedro, também deve ganhar duas novas salas de aula.

Comunidades Tradicionais

As comunidades tradicionais também estão recebendo intervenções e manutenção nos prédios onde funcionam as escolas. Em atendimento a uma reivindicação apresentada pelo vereador Luizinho da Ilha, já está em estudo a destinação de uma área pública para ser construída uma escola de ensino médio e fundamental centralizada em Castelhanos. “Fiquei muito feliz em ver o andamento de todas essas ações, muitas delas foram objetos de emendas no orçamento com o nosso trabalho. É bom conhecer de perto todo planejamento da secretaria para facilitar a fiscalização dessas obras e também ajudar a secretaria propondo mais suplementações quando necessário”, finalizou Luizinho.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Caraguá recolhe 80 caminhões de resíduos em Operação Bota-Fora

Com o objetivo de coletar materiais que possam acumular água para reduzir o número de larvas do mosquito da dengue no município, nesta sexta-feira e sábado (6 e 7/2/2015)), a Operação Bota-Fora passou pelos bairros Perequê-Mirim, Olaria e Jaraguazinho.

Ao todo, a ação coletou 80 caminhões e sete caçambas com os objetos e resíduos deixados pelos moradores nas calçadas antes e durante a operação. Foram 46 caminhões e duas caçambas retirados do Perequê-Mirim; 16 caminhões e uma caçamba do Jaraguazinho e 18 caminhões e quatro caçambas do Olaria. Todo o material recolhido foi levado ao Aterro de Triagem e Transbordo (ATT), no Pegorelli.

A secretaria de Saúde informa que, além da coleta, agentes comunitários de Saúde vistoriaram as casas para instruir os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados contra a proliferação do mosquito. Somente no bairro Perequê-Mirim, mais de mil casas foram visitadas pelos agentes.

A secretária de Saúde, Marina de Fátima de Oliveira, afirma que a ação tem como meta conscientizar a população sobre a importância da limpeza de quintais e sua manutenção para evitar objetos com acúmulo de água. “Em consequência disso, reduzimos os números de criadouros do mosquito da dengue”, disse.

A secretária adjunta da secretaria de Serviços Públicos, Denise Oliveira, afirma a partir dessas ações, espera que cada morador passe a encarar sua rua como um condomínio, onde todos são responsáveis por manter o local limpo e livre de doenças.

Divulgação – A ação contou com a divulgação de alunos e professores da secretaria de Educação de Caraguá. Ao todo, 3.600 panfletos foram distribuídos por 16 escolas municipais entre os bairros Perequê-Mirim, Travessão, Jaraguazinho e Casa Branca.

Cronograma - A cada semana, um bairro de cada região (Norte, Centro e Sul) receberá as equipes da Operação Bota-Fora. Na sexta-feira (13) e sábado (14), a operação ocorrerá nos  bairros Martim de Sá, Massaguaçu e Travessão. Esta é uma ação do Governo Municipal de Caraguá, por meio das secretarias de Saúde e Serviços Públicos.

De acordo com dados da secretaria de Saúde, desde o início do ano até o dia 04/02, a cidade registrou 899 notificações sobre casos de Dengue. Destes, 403 foram positivos, 450 negativos e 46 seguem em investigação.


Serviço - Disque denúncia do CCZ: (12) 3887-6888/2159

Caraguá: Abertas inscrições para EJA 1 e 2

Jovens e Adultos que não concluíram os estudos podem retornar às aulas para terminar o Ensino Fundamental 1 e 2. Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno, em três escolas do município.

Podem se inscrever interessados com 15 anos ou mais. As oportunidades são para alunos que não completaram os estudos entre o 1º e 5º ano (EJA 1) ou que não terminaram a aprendizagem entre 6º e 8º ano (EJA 2).

A secretaria de Educação atende a Educação de Jovens e Adultos em três polos – zona norte, central e sul. Na EMEF Professora Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba) e na EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva), oferece os quatro primeiros termos da Suplência 1 (do 1º ao 4º ano) e os quatro últimos termos da Suplência 2 (do 5º ao 8º ano). Cada termo semestral corresponde a um ano do ensino regular.

Na EMEF Professor Alaor Xavier Junqueira (Travessão), oferece os quatro primeiros termos da Suplência 1 (do 1º ao 4º ano), no período noturno.

As matrículas podem ser feitas nas unidades escolares das 7h às 20h. É necessário levar carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar. Os menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal.


Serviço - EMEF Prof. Antonio de Freitas de Avelar – Rua João Marcelo, 302 - Estrela D’Alva – Tel. 3882-2493; EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira – Rua Guarujá, 381 - Travessão – Tel. 3887-2612; EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro – Rua Seishi Yoshimoto, 120 – Jetuba - Tel. 3884-2921