terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Caraguá recolhe 80 caminhões de resíduos em Operação Bota-Fora

Com o objetivo de coletar materiais que possam acumular água para reduzir o número de larvas do mosquito da dengue no município, nesta sexta-feira e sábado (6 e 7/2/2015)), a Operação Bota-Fora passou pelos bairros Perequê-Mirim, Olaria e Jaraguazinho.

Ao todo, a ação coletou 80 caminhões e sete caçambas com os objetos e resíduos deixados pelos moradores nas calçadas antes e durante a operação. Foram 46 caminhões e duas caçambas retirados do Perequê-Mirim; 16 caminhões e uma caçamba do Jaraguazinho e 18 caminhões e quatro caçambas do Olaria. Todo o material recolhido foi levado ao Aterro de Triagem e Transbordo (ATT), no Pegorelli.

A secretaria de Saúde informa que, além da coleta, agentes comunitários de Saúde vistoriaram as casas para instruir os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados contra a proliferação do mosquito. Somente no bairro Perequê-Mirim, mais de mil casas foram visitadas pelos agentes.

A secretária de Saúde, Marina de Fátima de Oliveira, afirma que a ação tem como meta conscientizar a população sobre a importância da limpeza de quintais e sua manutenção para evitar objetos com acúmulo de água. “Em consequência disso, reduzimos os números de criadouros do mosquito da dengue”, disse.

A secretária adjunta da secretaria de Serviços Públicos, Denise Oliveira, afirma a partir dessas ações, espera que cada morador passe a encarar sua rua como um condomínio, onde todos são responsáveis por manter o local limpo e livre de doenças.

Divulgação – A ação contou com a divulgação de alunos e professores da secretaria de Educação de Caraguá. Ao todo, 3.600 panfletos foram distribuídos por 16 escolas municipais entre os bairros Perequê-Mirim, Travessão, Jaraguazinho e Casa Branca.

Cronograma - A cada semana, um bairro de cada região (Norte, Centro e Sul) receberá as equipes da Operação Bota-Fora. Na sexta-feira (13) e sábado (14), a operação ocorrerá nos  bairros Martim de Sá, Massaguaçu e Travessão. Esta é uma ação do Governo Municipal de Caraguá, por meio das secretarias de Saúde e Serviços Públicos.

De acordo com dados da secretaria de Saúde, desde o início do ano até o dia 04/02, a cidade registrou 899 notificações sobre casos de Dengue. Destes, 403 foram positivos, 450 negativos e 46 seguem em investigação.


Serviço - Disque denúncia do CCZ: (12) 3887-6888/2159

0 comentários: