quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Estudantes de Matemática relatam suas experiências nos EUA pelo CsF

No dia 6 de fevereiro de 2015, pela manhã, os calouros do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Caraguatatuba, participaram de atividades acadêmicas com o objetivo de apresentar a eles algumas possibilidades de engajamento em trabalhos de pesquisa, ensino e extensão.

Inicialmente ocorreram apresentações de dois estudantes de Matemática, Lucas Conelian de Oliveira e Rosana Batista Teixeira Limonta, que participaram do programa “Ciência sem Fronteiras” (CsF) estudando em universidades norte-americanas.

Eles relataram o período em que passaram estudando no exterior, dos ganhos acadêmicos que tiveram ao longo de todo o processo, da importância da dedicação ao estudo da língua inglesa na seleção para o ingresso no programa e da ampliação do universo cultural que esta experiência proporcionou.

Rosana e Lucas, estudantes
de matemática
Lucas foi o primeiro aluno do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Caraguatatuba a ser selecionado pelo programa “Ciência sem Fronteiras” e esteve estudando no campusde Macomb da Western Illinois University entre agosto de 2013 e dezembro de 2014. Rosana estudou no campus de Dearborn da University of Michigan entre março de 2014 e dezembro de 2014.

Em seguida às duas apresentações, calouros e veteranos do curso de Licenciatura em Matemática, participaram de um modesto café da manhã acompanhado de bolos e sucos, que foi organizado pelos professores do curso, e com o objetivo de aproximar os alunos das diferentes turmas, integrando os calouros com seus colegas.

Após este intervalo, o professor Luis Américo Monteiro Junior fez uma exposição para os alunos a respeito do programa PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) que é desenvolvido pelo IFSP Caraguatatuba em parceria com quatro escolas públicas do município.

Aos novos estudantes foi salientada a importância da dedicação aos estudos e do engajamento em atividades de pesquisa, ensino e extensão, inclusive com a concessão de bolsas (PIBID, Iniciação Científica, Extensão, etc), que podem colaborar financeiramente para ajudar a manter os estudantes no curso e a melhorar o desempenho acadêmico deles.



0 comentários: