sexta-feira, 31 de outubro de 2014

4ª FLIC começa dia 4 com presença de Ziraldo

A 4ª Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC) começa na próxima terça (4/11/2014), às 14 horas, na Praça Dr. Cândido Mota (Centro). A abertura oficial contará com a presença do escritor e ilustrador Ziraldo, homenageado nesta edição.


Apresentações de teatro, música e danças, contação de histórias, exposições, pintura de rosto, oficinas de dobradura, de pipa, de confecção de brinquedos, stop motion, desenho e palestras estão entre as atrações gratuitas para o público, durante o evento que se estende até sexta (7).

Também contará com bate-papos com os autores de Caraguá Josi Rios e Kareen Caetano e de São Paulo, Malu Queirolo e André Kondo.

Este ano, a programação ocorrerá em oito polos - Praça Dr. Cândido Mota (Centro), Serramar Shopping (Jardim Britânia), CIDE Centro (Tinga), Cide Sul (Perequê Mirim), CIDE Norte (Casa Branca), Ciase do Sumaré, Ciase do Travessão e o polo Massaguaçu no CIEFI Prof. Benedito Inácio Soares.

Homenageado – Ziraldo é escritor, chargista, caricaturista, jornalista, teatrólogo e pintor. Nascido em Caratinga (MG), completou 82 anos no último dia 24 de outubro.

Nos anos 60, fez grande sucesso com o desenho do Saci Pererê e com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor - A Turma do Pererê. Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas “O Pasquim”, um jornal de oposição que incomodou o regime militar até o seu fim.

Em 1969 ganhou o Oscar Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e o prêmio Merghantealler, prêmio máximo da imprensa livre da América Latina. Foi convidado a desenhar o cartaz anual da UNICEF, honraria concedida pela primeira vez a um artista latino.

Em 1979, Ziraldo publicou "O Planeta Lilás" e, no ano seguinte, ganhou o “Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro” com o livro “O Menino Maluquinho”, que se transformou no maior sucesso editorial e foi adaptado para o teatro, cinema, internet, videogame e versão para ópera infantil.






0 comentários: