Membros da Defesa Civil, Grupo de Ação Civil (GAC) e da
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) participaram nesta
quinta-feira (29/08/2013) do Treinamento de Brigadas Antifogo. Quinze brigadistas assistiram à palestra
sobre o assunto no período da manhã, na Videoteca Lúcio Braum. À tarde, o grupo
fez um exercício com incêndio controlado no morro do Farol da Prainha.
O Treinamento de Brigadas Antifogo atende a Diretiva
Qualidade do Ar do Programa Município VerdeAzul. A diretiva inclui o fomento de
atividades e iniciativas que contribuam para a manutenção ou melhoria da
qualidade do ar e o controle da emissão excedente de gases de efeito estufa.
O subtenente do 11º Grupamento de Incêndio do Corpo de
Bombeiros (Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira), Adir
Barbosa, ministrou o curso. As interlocutoras do Município VerdeAzul, Luciana
Soares e Marina Montenegro, da secretaria de Meio Ambiente de Caraguá, também
acompanharam a capacitação.
A palestra abordou temas relacionados aos danos provocados
pelos incêndios na floresta à saúde das pessoas, fauna, flora, redes de
transmissão de energia elétrica, estradas, solo e à atmosfera; as causas das
queimadas como atos incendiários, estiagem, relâmpagos e ignição espontânea; os
tipos de terrenos e vegetação; sistemas de comunicação e primeiros socorros;
além dos equipamentos e procedimentos utilizados no combate ao fogo na mata.
O subtenente Barbosa disse que o homem também está inserido
no contexto do Meio Ambiente. “Espero que a atitude de hoje, dê frutos no
futuro e as pessoas se importem mais com as questões ambientais.”
Os bigradistas serão acionados pelo Corpo de Bombeiros para
auxiliar em ocorrências de incêndios florestais. A Diretiva Qualidade do Ar
atende a Resolução Nº 9 da secretaria estadual do Meio Ambiente de 4 de
fevereiro deste ano, que estabelece os
parâmetros para avaliação dos Planos de Ação Ambientais para o exercício de
2013, no âmbito do Programa Município VerdeAzul.
O Programa
O Governo de São Paulo lançou em 2007 o Programa Município
VerdeAzul com o objetivo de ganhar eficiência na gestão ambiental, por meio da
descentralização e valorização da base da sociedade. A secretaria estadual do Meio Ambiente presta
colaboração técnica e treinamento às equipes locais para alcance das diretivas.
A administração ambiental compartilhada cria uma responsabilidade mútua e
estimula o desenvolvimento da competência gerencial nos municípios.
A participação da cidade no Programa Município VerdeAzul é
pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da
Poluição (FECOP), controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A
adesão dos 645 municípios do Estado de São Paulo ao programa, foi a partir da
assinatura de um Protocolo de Intenções, na qual estão propostas as 10
diretivas: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização
Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar,
Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.
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