domingo, 1 de setembro de 2013

Brigadistas passam por capacitação do Programa Município VerdeAzul em Caraguá

Membros da Defesa Civil, Grupo de Ação Civil (GAC) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) participaram nesta quinta-feira (29/08/2013) do Treinamento de Brigadas Antifogo.  Quinze brigadistas assistiram à palestra sobre o assunto no período da manhã, na Videoteca Lúcio Braum. À tarde, o grupo fez um exercício com incêndio controlado no morro do Farol da Prainha.

O Treinamento de Brigadas Antifogo atende a Diretiva Qualidade do Ar do Programa Município VerdeAzul. A diretiva inclui o fomento de atividades e iniciativas que contribuam para a manutenção ou melhoria da qualidade do ar e o controle da emissão excedente de gases de efeito estufa.

O subtenente do 11º Grupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros (Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira), Adir Barbosa, ministrou o curso. As interlocutoras do Município VerdeAzul, Luciana Soares e Marina Montenegro, da secretaria de Meio Ambiente de Caraguá, também acompanharam a capacitação.

A palestra abordou temas relacionados aos danos provocados pelos incêndios na floresta à saúde das pessoas, fauna, flora, redes de transmissão de energia elétrica, estradas, solo e à atmosfera; as causas das queimadas como atos incendiários, estiagem, relâmpagos e ignição espontânea; os tipos de terrenos e vegetação; sistemas de comunicação e primeiros socorros; além dos equipamentos e procedimentos utilizados no combate ao fogo na mata.

O subtenente Barbosa disse que o homem também está inserido no contexto do Meio Ambiente. “Espero que a atitude de hoje, dê frutos no futuro e as pessoas se importem mais com as questões ambientais.”
Os bigradistas serão acionados pelo Corpo de Bombeiros para auxiliar em ocorrências de incêndios florestais. A Diretiva Qualidade do Ar atende a Resolução Nº 9 da secretaria estadual do Meio Ambiente de 4 de fevereiro deste ano,  que estabelece os parâmetros para avaliação dos Planos de Ação Ambientais para o exercício de 2013, no âmbito do Programa Município VerdeAzul.
O Programa

O Governo de São Paulo lançou em 2007 o Programa Município VerdeAzul com o objetivo de ganhar eficiência na gestão ambiental, por meio da descentralização e valorização da base da sociedade.  A secretaria estadual do Meio Ambiente presta colaboração técnica e treinamento às equipes locais para alcance das diretivas. A administração ambiental compartilhada cria uma responsabilidade mútua e estimula o desenvolvimento da competência gerencial nos municípios.


A participação da cidade no Programa Município VerdeAzul é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP), controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A adesão dos 645 municípios do Estado de São Paulo ao programa, foi a partir da assinatura de um Protocolo de Intenções, na qual estão propostas as 10 diretivas: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

0 comentários: