quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Iniciada 1ª Semana de Prevenção às Deficiências

Começou nessa segunda (26/8/2014) e termina amanhã (28), a 1ª Semana de Prevenção às Deficiências. O objetivo é mostrar à população que muitas deficiências e/ou limitações que comprometem a funcionalidade poderiam ser evitadas com medidas de segurança no dia-a-dia. O evento é realizado na Praça Cândido Mota, Centro, das 11h às 18h.

O evento terá exibição de filmes educativos, medição da pressão arterial e do peso, orientações sobre a prática correta de atividades físicas e distribuição de material informativo.

Integrantes da Cia Popatapataio de Teatro também participam, abordando pedestres e motoristas, por meio de esquetes, que mostram situações diárias que podem acarretar acidentes e, consequentemente, lesões ou sequelas permanentes, e como evitá-las.

A maquete de uma casa segura permite que o cidadão visualize as ciladas que geram acidentes, principalmente com crianças e idosos, como a disposição inadequada de móveis, tapetes, instalações elétricas incorretas, entre outras.

A aposentada Daiseluci Nóbrega Diniz tem perda auditiva de 50% e também sofre com problemas de visão. “Fui orientada a tomar cuidados específicos em casa e na rua, por causa da minha baixa audição e problemas nos olhos. Vou ficar mais alerta”, afirmou.

Pai de um rapaz de 30 anos com surdez profunda, Nelson Noronha, 58 anos, recebeu orientações do agente de trânsito, Rubem Delgado Barbosa Júnior, sobre como o filho pode conseguir a habilitação para dirigir. “O agente me informou que toda sexta, das 17h30 às 19h, há um grupo de deficientes auditivos que frequentam aulas gratuitas para obter a carteira de motorista, na Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima”, disse.

A iniciativa é do Governo Municipal. Participam como parceiras do evento, a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba (Aponec) e Associação dos Pais e Amigos dos excepcionais de Caraguatatuba (Apae), Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar, Associação Lar São Francisco de Assis, Vila Vicentina, Instituto Pró+Vida e Universidade Módulo.

Ações Preventivas
Assistência na pré-gestação - conjunto de ações antes da gravidez (exames médicos, cuidados preventivos sexuais, alimentares e de higiene)

Assistência pré-natal - atendimento à mãe e ao feto durante a gestação

Assistência pós-natal - amamentação, vacinação, testes tais como do pezinho, orelhinha e olhinho)

Prevenção e segurança no trânsito - exame médico e psicotécnico periódicos, manutenção dos veículos, respeito à sinalização,  garantia de vias para pedestres, ciclistas e cadeirantes, uso do cinto de segurança, capacete, viseiras                                                                                                                                                                                                                                                                    

Segurança no trabalho – manutenção e organização do ambiente de trabalho, uso de protetores de ouvido, óculos, capacete, acompanhamento médico periódico, instalações adequadas e condições saudáveis, conforme a Normas Regulamentadoras (NRs)

Acompanhamento dos serviços voltados à saúde – comparecimento às consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde; implantação de estratégias na saúde da família (ESF/PSF); oferta de assistência multidisciplinar, na área nutricional, vacinas, controle de doenças, exames, dentre outras


Cuidados com acidentes domésticos, urbanos e ambientais – utilizar pisos antiderrapantes; consertar fios soltos ou desencapados; não deixar piscinas vazias ou cheias sem cobertura; não praticar esportes radicais sem equipamento adequado; guardar material de limpeza em lugar seguro; manusear corretamente panelas com água ou alimentos em fervura; manter a iluminação adequada em todos os cômodos da residência; evitar proximidade com postes de energia elétrica e árvores, durante tempestades, entre outros.

0 comentários: