terça-feira, 2 de julho de 2013

Motoristas participam de treinamento para atender pessoas com deficiência e idosos

O governo municipal por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso promoveu, no último sábado (29/6/2013), treinamento para os condutores do transporte coletivo urbano da empresa Praiamar, motoristas e funcionários das secretarias de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso, Saúde, Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação dos Portadores de Necessidades Especiais (Aponec).

O objetivo é orientar os motoristas sobre como atender passageiros com deficiência e idosos. “Esse treinamento faz parte da construção de políticas públicas, voltada para as necessidades desse segmento da população e visa também melhorar o atendimento do serviço de transporte público como um todo”, disse o diretor de Relações Institucionais da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, João Gustavo Angelo.

O curso foi ministrado pelo consultor da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME-SP), Rodrigo Pinheiro Vilela, no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Centro.

O curso abordou questões como preconceito; a relação condutor/usuário; como se dirigir às pessoas com deficiência e idosos; e como se portar em variadas situações. “A proposta é tornar a relação entre motoristas e passageiros mais cordial e eficiente”, afirmou Vilela.


O motorista da empresa Praiamar, Alexandre Teixeira, 28 anos, disse que o treinamento foi produtivo. “Minhas dúvidas sobre como lidar com deficientes visuais foram esclarecidas nesse aperfeiçoamento”, afirmou. Seu colega, Genício Eudes, 53 anos, afirmou que “os cursos melhoram a qualidade do serviço prestado”. (foto: PMC/Luis Gava)

0 comentários: