domingo, 16 de junho de 2013

Confira os vestibulares com inscrição para o meio do ano no Vale e litoral

Alunos participam do vestibular de 2012 da Unitau
Quem ainda não entrou numa faculdade e não quer esperar até o início do próximo ano letivo, pode aproveitar os vestibulares do segundo semestre oferecidos pelas faculdades no Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo. Em toda região, as universidades oferecem pelo menos mil vagas para graduação.
Somente na Universidade de Taubaté (Unitau), são 960 vagas para 29 cursos. O vestibular deste segundo semestre é o primeiro realizado pela faculdade que reformulou sua grade curricular e mudou o sistema de ensino para semestral.

“Agora no meio do ano, é uma oportunidade para quem está fazendo cursinho e já se sente seguro. Também é um momento em que as pessoas que estão mais organizadas com a sua vida, podem ingressar na graduação”, afirmou a pró-reitora de extensão da Unitau, Nara Lucia Perondi Fortes.

O inspetor de rodovias Luis Gustavo de Angelis Andrade, de 24 anos, perdeu o prazo de inscrição no vestibular no primeiro semestre devido a uma viagem. Na época, as contas do início do ano também pesaram na decisão de esperar uma próxima oportunidade para ingressar na vida universitária. “No começo do ano tem muita conta e você fica meio apertado e no meio do ano é mais fácil de você assumir uma nova e se planejar para o ano seguinte”, diz.

Com a oferta acadêmica, Andrade já está com a inscrição feita para o curso de Educação Física. Segundo ele, não foi possível realizar nenhum curso preparatório no período em que ficou longe das salas de aula, devido as condições financeiras e a falta de decisão. “Vemos os amigos evoluindo e queremos evoluir também. Espero que consiga passar na prova”, afirma.    

Mesmo com a oferta em alta nas universidades, nem todos os cursos estão com vagas abertas. Para o segundo semestre, a Unitau oferece vagas para 29 cursos, ante 47 no início do ano. “Foi feito um estudo sobre a questão de infraestrutura e disponibilidade dos professores, e foram oferecidos os cursos que preencheram essas questões”, disse a pró-reitora da universidade.

A estudante Taiane Borges, de 18 anos, está fazendo cursinho preparatório e a falta de vagas para o curso de odontologia, foi um dos motivos para que ela esperasse mais um semestre para entrar na graduação. “Os vestibulares nessa época são bons porque não acumulam tantas provas como no final do ano e dá mais oportunidades para quem perdeu a chance de se inscrever”, afirma. 
Serviço
Em Caraguatatuba, o Centro Universitário Módulo oferece 360 vagas para oito cursos de graduação no segundo vestibular que será realizado nesse semestre. A relação dos cursos e mais informações sobre a prova podem ser conferidas no site da faculdade.

Sobre o vestibular da Unitau, a universidade criou um site oficial com informações sobre inscrições e a prova. A faculdade Anhanguera também oferece vagas em suas unidades na região, como em São José, Taubaté, Aparecida e Caraguatatuba. A relação completa das unidades e cursos também está disponível no site http://www.vestibulares.br/.
Do G1 Vale do Paraíba e Região
Foto: Vivian Gasperotto/Unitau

Caraguablog/JFPr

0 comentários: