Pacientes com convênios médicos e particulares ganham um
novo prédio de Pronto Atendimento no Hospital Stella Maris. A cerimônia de
inauguração acontece nesta terça-feira, 05 de fevereiro, às 10h, com a presença
do corpo clínico e dos colaboradores da Casa de Saúde.
Foram construídas ao lado da Maternidade da Casa de Saúde,
quatro novas salas para gesso, sutura, observação e inalação; dois
consultórios, um para atendimento ortopédico e outro multidisciplinar (várias
especialidades), além de uma nova recepção (separada da maternidade), banheiros
e fraldário. O projeto arquitetônico focou a acessibilidade e atende os
portadores de necessidades especiais.
A obra foi feita com recursos próprios do Hospital que é
administrado pelo IPMMI – Instituto das Pequenas Missionárias de Maria
Imaculada, devido ao aumento no número de atendimentos de pacientes
particulares e com convênios médicos. Entre os meses de outubro a dezembro de
2011, o Hospital atendeu 7.688 pessoas com convênios e particulares, já no
mesmo período do ano passado foram 12.191 atendimentos. Estes números não
incluem os pacientes carentes que utilizaram o SUS (Sistema Único de Saúde), o
que representa cerca de 80% do atendimento feito pelo Stella Maris.
Nos últimos dois anos, o Hospital ampliou o número de convênios
e hoje atende 28 operadoras, entre elas: Amil, Ativia Saúde, Cabesp,
Cooperativa Médica, Fundação Cesp, Intermédica, Marítima, Medial, Mediservice,
Notre Dame, Plantel, Petrobras, Policlin, Porto Seguro, Caixa Econômica
Federal, Cassi, Correios, Gama Saúde, Golden Cross, São José Saúde, Santa Casa
SJCampos, Sabesprev, Sul América, Saúde Bradesco, Saúde Internacional, São
Francisco Vida, Tempo Saúde e Unimed.
O Setor de Faturamento de Convênios e Particulares do Stella
Maris garante parte da sustentabilidade financeira da instituição filantrópica.
Nele atuam 12 funcionários responsáveis pelo faturamento -cotação, negociação e
solicitação- junto à operadora de convênios e fornecedores de materiais.
Segundo a coordenadora do Setor, Ana Cláudia Alcoforado, o crescimento no
número de atendimentos é resultado do trabalho comprometido da equipe.
Conheça o Setor de
Convênios e Particulares
O sistema de administração do Setor de Convênios e
Particulares do Stella Maris foi remodelado no ano de 2011. Atualmente o Setor
está dividido em departamentos como: Triagem - organiza os prontuários e
redireciona os casos dos pacientes; Autorização - negocia a liberação dos
procedimentos como exames, remoções e transferências de eletivos (previamente
agendados), urgências e OPM (Órteses, Próteses e Materiais Especiais);
Faturamento - verifica os processos dos pacientes que passaram pelo pronto
atendimento, ou que foram internados para processar as contas; e caso uma
solicitação não seja liberada o Recurso de Glosas pede ao convênio a
reavaliação do pedido; paralelamente a Auditoria Interna de Enfermagem avalia a
atuação e o desempenho dos profissionais durante os serviços. O Repasse Médico
faz o pagamento dos honorários e lança as consultas diretamente no sistema. Os
atendimentos fora dos convênios são recebidos pelo Pagamento de Particulares.
Crédito das fotos: Agência Gentecom
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