quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Prefeitos de Guaratinguetá e Lorena visitam Caraguá


A Educação de Caraguá continua sendo referência para outros municípios. Os programas de merenda escolar e de inclusão foram temas do encontro de prefeitos nesta quarta-feira (09/01/2013) na cidade.

Os prefeitos de Guaratinguetá, Francisco Carlos Moreira dos Santos, e Lorena, Fábio Marcondes, foram recebidos pelo prefeito Antonio Carlos e o vice Antonio Carlos Júnior. Os administradores municipais vieram conhecer o Programa de Merenda Escolar e o Centro de Referência para Inclusão Escolar (CRIE).

Também participaram do encontro as secretárias de Educação de Caraguá, Ana Lúcia Bilard Secherle, de Guaratinguetá, Neuza Aparecida Alves Bedaque, de Lorena, Dalva Chicarino, e outros secretários desses municípios. As autoridades assistiram ao vídeo sobre as obras já realizadas e em andamento da atual administração de Caraguá e ao vídeo sobre o Projeto Tempero de Mãe, que participou do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, promovido pelo Programa Ação Fome Zero.

O prefeito Antonio Carlos falou dos investimentos realizados na área de Educação no decorrer dos seus mandatos, como o incentivo à capacitação dos professores, a melhoria na merenda escolar, a implantação do Crie, entre outros. “Nosso governo é voltado para fortalecer as políticas públicas”, disse.

Durante o encontro, o prefeito Fábio Marcondes explicou que, em Lorena, a merenda escolar é terceirizada. “Nossa intenção é implantar o modelo de Caraguá, ou seja, precisamos preparar nossa administração para fornecer a merenda”, disse. Ideia compartilhada pelo prefeito de Guaratinguetá. Os políticos afirmaram que também pretendem levar a experiência do CRIE para seus municípios.

CRIE - O Centro de Referência para Inclusão Escolar é um projeto da secretaria municipal de Educação de Caraguá. O espaço foi inaugurado em agosto de 2010, com o objetivo de dar apoio e acolhida a alunos com necessidades educacionais especiais, matriculados na rede municipal.

A secretária da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, explicou aos visitantes que o setor de Educação Inclusiva e o Crie atendem hoje 1.238 alunos. “Temos uma equipe de assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas educacionais para avaliar os casos de alunos com alguma necessidade especial, algum distúrbio de aprendizagem, encaminhados pelas escolas municipais ao CRIE”, disse.

O Crie funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, Rua São Sebastião, 56, bairro Sumaré.

Tempero de Mãe - A secretaria municipal de Educação de Caraguá implantou o Projeto Tempero de Mãe em 2002, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Plano Nacional de Educação. O projeto visa garantir a qualidade da merenda dentro dos princípios de higiene, saúde e construção da cidadania.

A secretária adjunta de Educação, Olímpia Arruda explicou que o nome Tempero de Mãe foi escolhido porque as merendeiras das escolas geralmente são mães de estudantes das escolas municipais. A seleção é feita após análise de currículo e com o aval da Associação de Pais e Mestres (APM). “Para concorrer a uma vaga de merendeira, a mãe tem que morar no bairro da escola do filho e este tem que ser um aluno assíduo, entre outros critérios”, afirmou.

Hoje são fornecidas 27 mil refeições diárias entre café da manhã, almoço e jantar. A adequação do horário das refeições também mostra o cuidado com a alimentação escolar. O Projeto Acertando os Ponteiros, implantado em março de 2010, além de melhorar o aprendizado também ajudou a reduzir o sobrepeso dos alunos.
Fotos: Gianni D’Angelo/PMC

0 comentários: