quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Prefeito de Caraguatatuba promete lutar por royalties do petróleo

O prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos (PSDB), iniciou nesta terça-feira (1º) seu terceiro mandato como prefeito da cidade. O tucano se elegeu pela primeira vez entre 1996 e 2000. Em 2008, ele foi eleito pela segunda vez e nas eleições de outubro foi reeleito com 54,15% do total de votos válidos (29.048 eleitores). 
Em entrevista concedida por e-mail ao G1, o prefeito Antônio Carlos disse que sua meta é transformar Caraguatatuba em uma cidade mais inclusiva, educadora, saudável, transparente, eficiente e com participação popular.

Para promover melhorias na cidade, o prefeito deve lutar também pelos royalties do petróleo, que somente em 2012, representaram 18% do orçamento municipal. "A decisão do Congresso Nacional de mudar as regras da partilha dos royalties do petróleo é um absurdo. O impacto nas finanças do município será enorme", disse.

Será também na gestão de Antônio Carlos que a cidade de Caraguatatuba irá implantar um sistema de gestão energética pioneiro. Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), a cidade irá gerar, em um prazo de até cinco anos, sua própria energia por meio de fontes renováveis e também substituirá as lâmpadas convencionais por luminárias com tecnologia LED. Segundo ele, além do aspecto ecológico, as medidas garantem mais economia e melhor iluminação pública, com lâmpadas mais duráveis.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Gestão
Nossa gestão foi marcada por muitas conquistas em todas as áreas sociais, mas ainda há inúmeros desafios pela frente. Fechamos 2012 com mais de R$ 250 milhões em investimentos, equipamentos e infraestrutura de norte ao sul do município e a cidade. A legislação nos obriga a investir 15% do orçamento em Saúde. Nós investimos o dobro. Isso sem falar nas melhorias que tivemos na alimentação escolar, considerada uma das melhores do Brasil, na inclusão com o Crie (Centro de Referência para Inclusão Escolar), entre outros.

Pontos Positivos
O município conta hoje com o maior patrimônio de todos os tempos em prédios e áreas públicas adquiridos. A frota foi renovada durante o nosso mandato com novos carros para a Saúde, Educação, além das máquinas para executar os trabalhos da secretaria de Serviços Públicos.

No final de 2012 recebemos dois prêmios de inclusão. Um concedido pela Câmara dos Deputados e outro pela secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Isso nos orgulha e mostra que nosso plano de governo está no caminho certo.

O que faltou
Queria ter feito mais pela saúde. Mesmo com nossa vontade política de melhorar cada vez mais os serviços oferecidos aos usuários, ainda há muito para fazer. Mas estamos avançando.

Também gostaríamos de ter intensificado as políticas públicas voltadas à habitação. Mas será uma das prioridades da próxima gestão. Em breve estarão finalizadas as 47 unidades habitacionais, que estão com obras em andamento no bairro Jardim Tarumãs, destinadas às famílias que residem em áreas de risco. Vamos construir cerca de 720 moradias no bairro Travessão e estão em análise a viabilização de outras 500 moradias na cidade.

Futuro da cidade
Nosso plano de governo prevê políticas públicas integradas e que conduzam Caraguá a ser uma cidade inclusiva, educadora, saudável, transparente, eficiente e com participação popular. A prefeitura está sempre aberta a parcerias com os governos Estadual, Federal, sociedade civil e empresas para que, com respeito aos poderes legislativo e judiciário, Caraguá avance em desenvolvimento sustentável, com geração de emprego e renda.

Uma das nossas propostas é construir Centros de Educação Infantil (CEI) nos bairros que ainda não contam com essa estrutura. Com isso, levaremos educação de qualidade para as crianças do município e diminuiremos a demanda reprimida.

A implantação do hospital regional, para atender todo o Litoral Norte, é um compromisso firmado do governador Geraldo Alckmin. Mas também precisamos resolver regionalmente a questão do lixo. Após a coleta, os resíduos são transportados até Santa Isabel porque não temos um aterro ou outra solução viável.

Petróleo e Gás
A decisão do Congresso Nacional de mudar as regras da partilha dos royalties do petróleo é um absurdo. O impacto nas finanças do município será enorme. A atual norma de distribuição deve ser mantida para contratos de exploração já firmados. Só para se ter uma ideia, os royalties representam 18% do orçamento de Caraguá deste ano, estimado em R$ 381 milhões.

Desenvolvimento Sustentável
Temos um Plano Diretor atualizado que prevê o crescimento ordenado e sustentável de Caraguá tendo em vista os empreendimentos que vão chegar em nossa cidade, como as obras viárias dos Contornos Sul e Norte, por exemplo, que integram a Rodovia dos Tamoios. Costumo dizer que a cidade ideal é aquela que é melhor para morar, investir e viver. E é isso que queremos para os moradores e também para os visitantes.

População
Em uma eleição, ou administração à frente de uma prefeitura, é absolutamente normal não agradar toda a parcela da população. Mas costumo dizer que governo para toda a população, não somente pra quem votou em mim. Não vamos conseguir fazer tudo quer gostaríamos neste mandato e nem no próximo. 'Tudo' é utopia. Ninguém faz tudo que precisa na sua casa, em seu trabalho, ou em qualquer atividade. Os moradores podem ter certeza de uma coisa: nós avançaremos em políticas públicas em todas as áreas sociais para atender toda a população, principalmente aqueles que mais precisam do poder público.
Fonte: G1
Caraguablog/JFPr

0 comentários: