Hospital Stella Maris cresce na pontuação, mantém o Selo PRATA e
melhora
o desempenho no Programa de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos
Há dois anos a Casa de Saúde Stella Maris integra o Programa
de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos, um projeto executado pelos
Consultores do CEALAG (Centro de Estudos Augusto Ayrosa Galvão), patrocinado
pelo Hospital Samaritano de São Paulo, com apoio do Ministério da Saúde. Na
última auditoria deste Programa, em novembro último, o Hospital Stella Maris
conseguiu elevar o seu desempenho, passando de 263 pontos (conquistados em
outubro de 2011) para 317 e, dessa forma, manteve o Selo Prata.
Faltaram apenas 33 pontos para conquistar o maior Selo, o
Ouro. No entanto, a melhoria foi evidente, pois na primeira auditoria, em abril
de 2011, o Hospital iniciou o programa com 48 pontos.
O resultado dos 317 pontos foi divulgado no dia 13 de
dezembro, durante o 2º Encontro de Integração dos Hospitais Filantrópicos, no
Hospital Samaritano, na capital paulista. O intuito do Hospital é, agora no
término do Programa, se inscrever como Hospital participante do CQH,
trabalhando para alcançar a certificação do Selo Ouro até o final de 2013, e
elevar o desempenho administrativo e a excelência dos serviços por meio de um
sistema de gestão de qualidade.
No biênio 2011/2012, 12 hospitais do Estado de São Paulo
participaram do Programa e receberam avaliações diferentes. Para os Hospitais
Sedes – àqueles centrais em cada região, no caso o Stella Maris e outros dois
hospitais-, a avaliação seguiu um roteiro mais complexo com critérios rígidos e
definição de planos e metas, além de serem avaliados pelos auditores do próprio
CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar). No outro grupo, na qual
integraram os hospitais de São Sebastião e Ilhabela, que também conquistaram o
Selo Prata, a avaliação foi mais simples e feita por meio de um questionário
feito pelos avaliadores do Cealag.
Amauri Toledo, gerente de relações institucionais do Stella
Maris, no Encontro do último dia 13, apresentou a evolução do Hospital de
Caraguá que implantou novas rotinas e melhorou os serviços. Houve dedicação dos
colaboradores que cumpriram todas as etapas e comprovaram que o Hospital passa
por uma nova fase: mais organizada, planejada e estruturada.
A última avaliação – A terceira e última visita dos
auditores do CQH ao Hospital Stella Maris ocorreu no dia 12 de novembro e
resultou na obtenção de 317 pontos. Todos os setores se empenharam e receberam
muito bem os três auditores do Programa, que constaram de um médico, uma
enfermeira e uma administradora hospitalar, que no dia da avaliação presencial
ao Hospital, seguiram uma agenda que teve início às 08 da amanhã com a
verificação de toda a documentação, protocolos e rotinas separadas na Sala de
Reuniões da Direção.
Num segundo momento, às 10h, se reuniram com cerca de 60
membros do Comitê Interno, fizeram perguntas e esclareceram dúvidas. Na última
parte do dia, visitaram o laboratório, a farmácia e outros setores escolhidos
aleatoriamente para verificar a qualidade dos serviços. “Foi muito bom ver a
participação de todos, que conseguiram demonstrar aos auditores, a certeza de
que melhoramos muito”, revela a diretora da Casa de Saúde, Irmã Maria Silvia,
do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada que administra o
Hospital.
Para Amauri Toledo, a obtenção do Selo Prata comprova que o
Stella Maris presta bons serviços à população de Caraguatatuba e que a equipe
está focada na melhoria contínua. Ele complementa que o Hospital continua
seguindo o Roteiro do CQH e, por isto, já elaborou o Planejamento Estratégico
para 2013. Dentre as ações previstas estão: 1-Aprimorar o modelo gerencial;
2-Criar políticas socioambientais; 3-Promover a sustentabilidade
econômico-financeira e 4-Revitalizar a política de recursos humanos. “Todos
estes fatores são para atender de forma humanizada e com qualidade”, afirma a
diretora administrativa, Irmã Alessandra Nogueira.
Texto e fotos: Agência GenteCom
0 comentários:
Postar um comentário