quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Cipa promove Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho


A Comissão Interna de Prevenções de Acidentes (Cipa) da prefeitura de Caraguá realiza, entre os dias 12 e 14/11/2012, a 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Nestes dias, haverá palestras sobre prevenções de acidentes no trabalho, em casa e no trânsito.

O presidente da Cipa e agente administrativo da Secretaria de Saúde, Luciano da Silva Aulicino, afirma que a semana tem a finalidade de divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes. “A Sipat tem o propósito de conscientizar sobre a importância de eliminar os acidentes do trabalho e criar uma atitude vigilante, que permita reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho”, explica.

Segundo o presidente, a novidade este ano é o tema Segurança no Lar. “Acreditamos que, deixando a família em segurança, aumentamos o rendimento do funcionário. Um trabalhador bem cuidado é garantia de excelência no atendimento ao munícipe, razão maior de nosso trabalho.

No dia 12 (segunda), a partir das 16h, o técnico do trabalho Luiz Augusto Ramyres Marques, socorrista do SAMU, ministra palestra sobre “Procedimentos em Segurança do Trabalho”, na secretaria de Serviços Públicos. O tema é destinado a encarregados de setor, artífices e funcionários de serviços gerais, pois serão abordados métodos seguros para manuseio de máquinas e equipamentos.

Dia 13 (terça), outras duas palestras ocorrem na secretaria de Educação. Às 15h30, o técnico de segurança do trabalho e de meio ambiente, Angelo Malerba Filho fala sobre “Segurança no Lar”. Segundo Malerba, muitos dos acidentes que ocorrem em casa podem ser evitados com precauções simples, como não se deixar produtos químicos ao alcance de crianças e manter tomadas fechadas. “Queremos com esta palestra, deixar o funcionário mais tranquilo, para que possa trabalhar sem preocupação com o que pode acontecer em casa”, avalia.

Às 16h, ainda no dia 13, a equipe da Unidade de Atendimento à Molestias Infecto Contagiosa (UAMI) de Caraguá ministra a palestra “Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST-Aids”. Nos dias 12 e 13, haverá também aferição de pressão arterial e sorteios de brindes.

Para finalizar, dia 14 (quarta), a partir das 16h, os funcionários participam da palestra “Segurança e Educação no Trânsito”, ministrada por agentes de trânsito da Secretaria de Trânsito de Caraguá, seguida de sorteio de brindes. A realização anual da Sipat é prevista na norma regulamentadora da Cipa.

0 comentários: