O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, reeleito para o quarto mandato, um feito histórico dentro do municipalismo brasileiro, vai prestar contas de seu primeiro semestre de 2012 na próxima terça-feira, dia 16 de outubro, na Câmara Municipal.
De acordo com a Lei Orgânica da cidade, o prefeito tem de comparecer ao Poder Legislativo a cada semestre para prestar contas do seis meses antecedentes.
Nessas sessões, os vereadores fazem uma verdadeira sabatina sobre as atividades do prefeito, querendo detalhes de obras realizadas. No entanto, o grosso mesmo das sessões de prestação de contas não são cobranças, mas pedidos de obras para os bairros que representam o reduto eleitoral do vereador.
É por isso que em anos de eleição municipal a prestação de contas não acontece na primeira sessão de agosto, mas, sim, na primeira sessão ordinária que se realiza após as eleições municipais. A intenção é evitar que uma prestação de contas simples possa virar um palanque político, com prejuízo dos interesses públicos.
O prefeito Antonio Carlos deveria ter comparecido no dia 9 de outubro. Mas a "ressaca" das eleições impediu o seu comparecimento nesse dia. Não houve sessão no dia 9 - o presidente da Câmara, Wilson Gobetti, preferiu baixar ato suspendendo dos trabalhos.
A sessão de prestação de contas está marcada para a próxima terça-feira, dia 16 de outubro de 2012.
0 comentários:
Postar um comentário