Os alunos do 4º e 6º
semestres de Jornalismo do Centro Universitário Módulo farão uma coletiva de
imprensa com o locutor Carlinhos Paes na próxima segunda-feira (20 de agosto).
Os próprios estudantes irão elaborar as perguntas para o locutor que atualmente
faz a produção e comanda diariamente, das 21h à meia noite, o programa
“Flashback” na rádio Caraguá FM.
O objetivo deste exercício prático
da disciplina de Radiojornalismo ministrada pelos professores mestres Bruna
Vieira e Paulo Arruda é fazer os alunos “se verem” na profissão, treinar o
“improviso” do rádio e posteriormente os alunos entregarão uma notícia com
sonora sobre a coletiva.
Conheça um pouco mais de Carlinhos Paes
Edson Carlos Paes, 41 anos, o
Carlinhos Paes, trabalha com rádio desde os 16 anos de idade. Começou na cidade
de Capão Bonito, próximo da capital paulista. Foi o jornalista Roberto
Espíndola quem trouxe Carlinhos para Caraguá em 1989 para trabalhar na Rádio
Oceânica AM (hoje Jovem Pan) que tinha comprado.
Começou fazendo programa de
variedades, foi locutor noticiarista, repórter de rua, entre outras funções.
Hoje atua como produtor, locutor, além de fazer cerimonial de festas e
casamentos. Já trabalhou nas rádios Morada FM (três vezes) e Beira Mar (duas
vezes), ambas de São Sebastião, na Rádio Maré de Ubatuba, depois foi para a
Rádio Manchete FM na capital paulista. Voltou de vez para Caraguá e há oito
anos trabalha na Rádio Caraguá FM.
Carlinhos revela que há um
leque de opção para trabalhar com rádio: pode-se usar a voz para gravar
comerciais, jornalismo, entretenimento etc. “A voz muda dependendo da função.
No caso da locução de notícia, o radialista deve interpretar o fato que está
narrando sem emitir juízo de valores. Isto é a função de ‘speaker’. Já para ser
‘comunicador’, mesmo que o locutor tenha um estilo ‘com sotaque ou fale
errado’, o que importa é conseguir falar/transmitir a notícia para o povo. Um exemplo
de comunicador nato é o Zé Bete”, explica.
Sobre a segmentação das
rádios, Carlinhos Paes diz que apenas as cidades grandes e capitais têm rádios
para todos os gostos e estilos musicais. Para ele, a tendência no interior e
litoral é a segmentação por meio da Radioweb. “Qualquer pessoa pode criar uma
radioweb. Isto também demonstra que o rádio não ‘acabou’ com a chegada da
internet nem da TV, mas se modernizou”, finaliza.
Confira o trabalho dele no
site www.usinadoaudio.com.br e em sua página no Facebbok.
Serviço: Coletiva
de imprensa com o locutor Carlinhos Paes - Data:
27 de agosto de 2012 - Horário: das
21h às 22h - Local: Sala 17 – Bloco
II – Campus Martim de Sá – Centro Universitário Módulo
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