quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ilhabela ganha nova “Casa do Caiçara”


Jornal Imprensa Livre, 10/7/12
A prefeitura de Ilhabela entregou mais duas obras na última semana: a Casa do Caiçara “Hélio Reale”, que abrigará moradores das comunidades tradicionais quando estiverem na cidade e a iluminação da orla da Praia dos Barreiros (norte da ilha), que além de embelezar este ponto turístico ainda proporcionará mais segurança. Na quinta-feira foi inaugurada a reurbanização da orla da Praia das Pedras Miúdas, na região sul. A praça tem o nome do caiçara “José Morais de Jesus”.

A Casa do Caiçara, que antes funcionava em prédio alugado agora tem sede própria no bairro Jardim Éden e poderá receber com qualidade as pessoas que vêm das comunidades isoladas para fazer compras, ir ao médico, ao banco e tantas outras atividades que só são possíveis na cidade.


“Esta casa é o ponto principal que marca todo o trabalho realizado para os caiçaras das comunidades tradicionais. Conseguimos uma localização boa, perto da praia, do centro comercial, e esse prédio passa a fazer parte do patrimônio da prefeitura”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, lembrando que em breve as comunidades das Ilhas dos Búzios e da Vitória e ainda da Praia da Serraria receberão energia elétrica, por meio do projeto “Luz para Todos”, do governo federal, em parceria com a prefeitura.

Colucci se comprometeu ainda com a construção de uma nova escola na Praia da Fome. Ao lado do prédio também será construída a nova sede do Fundo de Solidariedade, que será mais um suporte para os caiçaras.

O secretário de Assistência Social, Jovelino Brito, agradeceu o prefeito pelos investimentos no setor. O prédio leva o nome do caiçara “Hélio Reale”, filho do ex-prefeito Leonardo Reale e de Alzira Siqueira Reale.

A presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Colucci, filha do homenageado, falou em nome da família, acompanhada dos seus pais, Hélio Reale e Santina Heidorn Reale e de sua irmã Sônia Reale. “Fico feliz de ver essa obra porque lembro quando era pequena e as pessoas vinham de trás da ilha e ficavam nas casas de amigos e parentes. Hoje nossa Ilhabela cresceu tanto que temos exemplo de moradores das comunidades tradicionais que vieram pra cá, estudaram e agora trabalham ajudando a cidade a crescer”, disse Lúcia, ressaltando ainda que seu pai trabalhou muito na comunidade dos Castelhanos e que fez parte desta realidade.

A cerimônia contou ainda com a presença da presidente da Associação Creche de Ilhabela, a ex-secretária de Assistência Social, Maria Leonor Fazzini, que fez uma viagem pelo histórico das hospedagens dos caiçaras, desde quando ficavam na Colônia dos Pescadores. “Quando estivemos a frente desta secretaria criamos a Divisão de Apoio às comunidades isoladas e tive a oportunidade de ver de perto todas as dificuldades e agora o sonho da casa própria virou realidade”, completou.

O homenageado
O caiçara Hélio Reale nasceu em 1924, na Vila, em Ilhabela. Quando tinha 8 anos foi pra Castelhanos onde morou até os 16, onde sua família tinha um Engenho de Pinga que produzia mais de 18 mil litros por mês. De volta à Vila onde sua família também trabalhava com gado, seu Hélio ajudava a cuidar da criação. Em 1959 casou-se com Dona Santina e no ano seguinte voltou para Ilhabela. Desta união nasceram quatro filhas: Lúcia, Célia, Sônia e Alzira. Foi um dos fundadores do Esporte Clube Ilhabela, provedor da Santa Casa e presidiu por quatro anos o Conselho da Igreja Matriz.

Iluminação da orla do Barreiros
Com a inauguração da iluminação da orla da Praia do Barreiros, norte da ilha, a Prefeitura completa o número de 400 novos postes com 800 luminárias ornamentais no entorno das praias. Para o prefeito Toninho Colucci, os reforços na iluminação aliados à implantação de novas câmeras de monitoramento dão mais segurança aos moradores. “É a tecnologia ao lado da segurança, além de deixar a orla mais bonita, essas luminárias significam um local mais seguro”, finalizou. O prefeito informou ainda que já foram licitadas as novas câmeras que serão instaladas na região sul da ilha.

Reurbanização Pedras Miúdas
Também na quinta-feira, o prefeito Toninho Colucci inaugurou a reurbanização da orla da praia das Pedras Miúdas, cuja praça tem o nome do caiçara “José Morais de Jesus”. Entre as melhorias do local estão: novas calçadas, estacionamento, baia de acesso para ônibus, bancos e um grande deck de madeira. “Há muitos anos esperávamos por esta melhoria e ficou muito bonito, valorizando esta praça que recebe moradores e turistas”, disse o filho do homenageado, Valter Santana de Jesus.


Colucci ressaltou a importância destes investimentos para a cidade. “Somos uma cidade onde a indústria é o turismo e esta orla é realmente um dos cartões postais de nossa cidade, que agora conta com a estrutura para receber bem moradores e turistas”, destacou.

0 comentários: