terça-feira, 19 de junho de 2012

Câmara de Caraguá discute implantação de Zona Azul e lei de diretrizes orçamentárias

 O povo discute a proposta. Audiência pública é o primeiro estágio antes da votação em plenário
A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nos dias 19 e 20 de junho – terça e quarta-feira, sempre às 16 horas, Audiências Públicas relativo a Projetos do Executivo. As Audiências Públicas são o primeiro estágio antes da votação em plenário e a única maneira de levar a população propostas que modifiquem a vida e alterem o dia-a-dia da população. Estas serão a terceira e a quarta Audiência Pública do ano, que terá como tema a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a implantação de Zona Azul na cidade.

As Audiências Públicas são pautadas no artigo 134 do Regimento Interno com o espaço de 7 dias entre uma e outra e um mínimo de 2 (duas) audiências sobre assuntos como Orçamento, Lei Ambiental, Código Tributário, Código Sanitário, Plano Diretor e Código de Posturas.

Serão discutidas nestas Audiências Públicas propostas de autoria do Executivo, como a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a implantação da Zona Azul na cidade. A LDO tem como principal orientação a elaboração do Orçamento do Município, tanto do Executivo como do Legislativo, empresas públicas e autarquias. É conhecida como o Pré-Orçamento e para tanto faz sintonia com a estimativa de receita e despesa do ano seguinte. É de única iniciativa do Chefe do Executivo e o Orçamento da Câmara é incluso nas estimativas da Prefeitura.

O segundo e último projeto a ser discutido é sobre a Zona Azul, que foi implantada em 97 na cidade e posteriormente destituída meses depois, por críticas da população. O crescimento vertiginoso da cidade, aliado as poucas ruas e conseqüentes vagas de estacionamento fazem por bem reviver esta história.

Nas Audiências Públicas comparecem a população, sociedade civil organizada e instituições, bem como a Câmara e a Prefeitura, que é sabatinada pelas perguntas dos demais participantes. É a partir das Audiências Públicas que o projeto é modificado pelo autor ou recebe emenda dos Parlamentares. Após as discussões a proposta segue para votação na Câmara.
AssCom/CMC – Pedro MonteMór

0 comentários: