terça-feira, 13 de março de 2012

UBATUBA PREPARA REVISÃO DE IPTU

O secretário da Fazenda de Ubatuba, Aroldo da Costa Saraiva, admitiu a necessidade de uma revisão nos valores do IPTU da cidade, que é considerado muito alto. A prefeitura já estaria revisando a planta genérica da cidade e reavaliando os valores.

“Isso tem que ser feito de maneira urgente e já estou preparando essa revisão, que é realmente necessária. Mas os valores atuais tomam como base uma avaliação do momento”, afirmou ele.

Segundo Saraiva, a Planta de Valores Genérica da cidade foi feita em 1994, mas revista apenas em 1997. “A planta não foi atualizada, somente corrigida pelos índices de inflação”, disse.

O secretário afirmou ainda que os valores aplicados também consideram a coleta de lixo de Ubatuba. "Quando você fala em Litoral Norte, os valores da coleta e destinação do nosso lixo são altos, e acabam sendo repassados ao imposto”.

Para minimizar os gastos dos contribuintes, Saraiva disse ainda que 40% dos moradores de Ubatuba optam pelo pagamento do IPTU à vista. Dessa forma, eles conseguem descontos de até 20%.

“Ubatuba não está entre as primeiras. Ela é hoje a décima cidade do Estado em valores de IPTU”, disse o secretário.
Insatisfação. A empresária Teru Gonçalves Ikegami, 29 anos, que mora no bairro Estufa 2 e ficou assustada ao receber o carnê este ano.
“Estou horrorizada. Me cobraram várias taxas altas de lixo e mais R$ 121 de taxa da limpeza. Em seis anos que estou no meu estabelecimento, nunca limparam a frente da minha loja”, afirmou ela.

Segundo o coordenador do Grupo de Pesquisas do Conselho Regional de Corretores de Imóveis em Ubatuba, Ozéias Amaro de Oliveira, há muito que se questionar sobre o valor do IPTU na cidade.
“Não sabemos o motivo de o valor atribuído a um imóvel de classe alta ser praticamente o mesmo lançado em outro de classe baixa”.
Simone Siqueira, do jornal O VALE em Ubatuba
Caraguablog/JFPr

0 comentários: