terça-feira, 6 de março de 2012

Documentário resgata saga britânica em Caraguatatuba

O documentário Grapefruit com Banana: Uma Fazenda Inglesa no Universo Caiçara será lançado no dia 7 de março (quarta-feira), com exibição na Livraria da Vila de Pinheiros. Produzido em DVD pela Neotropica Multimedia, o filme tem direção de Philippe Henry e foi patrocinado pelo Grupo Serveng. Narra a história de um grande empreendimento britânico em Caraguatatuba, 
litoral norte de São Paulo. É uma volta no tempo: no início do século XX, um grupo inglês comprou 4 mil alqueires de terra na cidade e ali montou uma grande operação para a produção de frutas - principalmente banana e grapefruit -, para o mercado inglês.
Caraguablog/JFPr
Durante dez anos, entre 1929 e 1939, a Fazenda dos Ingleses, como era popularmente conhecida a propriedade, produziu toneladas de frutas, que semanalmente abarrotavam cargueiros da companhia inglesa de navegação Blue Star Line. Do porto de Liverpool, eram distribuídos os cachos de bananas e os cítricos, cuidadosamente embalados em papel azul, para os súditos de sua Majestade, o rei George VI.


"Nós temos pautado nossa produção pela história não contada ou pouco contada do Brasil. Há muito que descobrir, e nessa busca, encontramos algo logo ali, no nosso litoral, que pouca gente sabia. A Fazenda dos Ingleses chegou a ter uma população igual à da cidade de Caraguatatuba, e uma infraestrutura melhor", conta Sérgio Pompéia, publisher da Editora Neotropica, que comanda a Neotropica Multimedia.

Os dez anos de ouro da fazenda foram interrompidos pela 2ª Grande Guerra. Entre 1939 e 1945, o movimento por ali praticamente parou. "Grapefruit com Banana" conta essa história colocando os fatos que levaram à criação do empreendimento, seu apogeu e sua decadência no contexto da História do Brasil. "É fundamental que quem assista ao documentário entenda o mundo que cercava o tema", diz Pompéia, que lembra as características educacionais que a Neotropica procura imprimir em seus produtos.

O documentário aborda também um fato crucial da história de Caraguatatuba, e que acabou por selar o destino do empreendimento britânico no Brasil: o grande deslizamento de terra que ocorreu em 1967 e quase destruiu a cidade. "A tragédia de 1967 acaba dando ao documentário o componente dramático da história", diz o diretor do documentário Philippe Henry. "Obtivemos muitas imagens de arquivo, parte delas inéditas, e optamos por colocar também trechos de depoimentos de pessoas que viveram ali bons e maus momentos."

Um desses depoimentos é o do empresário Pelerson Soares Penido, fundador da Serveng, hoje dona da propriedade, que passou a se chamar Fazenda Serramar. Antes de falecer, em janeiro de 2012, aos 93 anos, ele gravou seu testemunho. Penido, um dos grandes responsáveis pela recuperação de Caraguatatuba logo após o desabamento, revela, em entrevista, partes pouco conhecidas de sua participação na recuperação da economia local.

Fundada em 2004, a Editora Neotropica tem como objetivo desenvolver projetos destinados à difusão do conhecimento sobre os ecossistemas, a fauna e a flora nacionais. Sua produção é dedicada a livros, a CDs interativos e kits didáticos de biologia e ecologia e a publicações sobre tecnologias ambientais voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Desde 2008, a editora está expandindo sua área de atuação, tanto no que se refere aos temas de suas publicações quanto aos meios utilizados. Assim, naquele ano, foi criada a Neotropica Multimedia, divisão que produz e publica documentários interativos, utilizando o sistema Fulfilm, que permite interatividade ao DVD doméstico, com o oferecimento de conteúdo oculto de imagens ilustrativas e trechos adicionais. A nova divisão lançou, em 2010, o documentário "O Porto de Santos Navegando pela História".
Caraguablog/JFPr




0 comentários: