A 4ª Conferência de Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguá, “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal no Município”, foi realizada nessa terça e quarta-feira (22 e 23), no Clube Ilha Morena, e registrou público de 500 pessoas, entre representantes do poder público e da sociedade civil.
A conferência contou com a participação do vice-prefeito, Antonio Carlos Júnior; do secretario da Assistência Social, Antônio Cornélio de Morais Filho; do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Fábio da Silva; do diretor da Defesa Civil, Odivaldo Romano; da secretária da Educação, Rute Maria Pozzi Cesati; do secretário adjunto de Esportes, Rubens Antonio de Castro; e da presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Zenaide Vernizzi.
Caraguablog/JFPr
Antonio Carlos Júnior ressaltou a importância da união dos setores para desenvolver a infância e a adolescência. “Falar de criança é falar em respeito ao futuro. Essas políticas públicas são fundamentais para um país diferenciado. Precisamos somar forças para executar e monitorar as ações definidas pela conferência”, afirmou.
O encontro abordou cinco eixos temáticos: Promoção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle social de efetivação dos Direitos e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Baseados nessas linhas, os participantes elaboraram e votaram as diretrizes, julgadas como prioritárias, para serem encaminhadas às Conferências Regional, Estadual e Nacional. Logo em seguida, foram eleitos delegados que representarão Caraguá nesses encontros.
Para a adolescente Eloína Paes (17 anos), o evento foi muito importante para mostrar que a criança e o adolescente têm o seu lugar na sociedade. “É fundamental a oportunidade de mostrar nossas demandas e mobilizar o poder público e a sociedade civil”, disse.
Durante o evento também foram realizados trabalhos em grupo, apresentações artísticas e palestra ministrada pelo advogado Reinaldo Balbino Pereira e pela assistente social Sonia Maria Bonfanti Gonçalves.
A conferência municipal acontece a cada dois anos e tem o intuito de avaliar, deliberar e fortalecer a política municipal de defesa e garantia de direitos da criança e do adolescente.
Últimas Notícias/PMC
Caraguablog/JFPr
0 comentários:
Postar um comentário