sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Alunas de Caraguá são premiadas em concurso cultural

Jaqueline Castilho Moraes, Poesia

Quatro alunas de Caraguá foram premiadas no 9º Concurso de Poesia, Crônica e Desenho “Prêmio Cíntia Aparecida de Almeida Marques”, na última sexta-feira (28/10) em Guaratinguetá. Organizado pelo Centro Social e Ambiental Sítio do Juca, a disputa reuniu cerca de 3.500 estudantes de 14 municípios do estado de São Paulo.


A aluna da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Jaqueline Castilho Moraes, foi a vencedora na modalidade poesia e trouxe para a casa um Tablet (dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros e entretenimento). Também da Fundacc, Grazielle Guimarães dos Santos foi escolhida com a 10ª melhor crônica.

Da escola municipal Alaor Xavier Junqueira, do bairro Travessão, Bianca Rosária Dias Chaves ficou com o 8º lugar no concurso de desenho e Nauane Heloisa Freitas de Souza classificou-se em 10º lugar na modalidade poesia.

Para o professor de literatura da Fundacc, Maurício do Carmo, o destaque de Caraguá na disputa se deve, principalmente, ao trabalho contínuo de educação e cultura no município. “A cidade incentiva a criação artística dos estudantes e valoriza os seus projetos. Isso é fundamental para desenvolver novos talentos”, diz.

A professora da Emef Alaor Xavier Junqueira, Marta Regina de Santana, ressaltou o desempenho dos estudantes. “A ampla participação de crianças e adolescentes em um concurso cultural já é uma conquista. Elas se arriscam e descobrem como é divertido escrever e desenhar. E, com a boa classificação conquistada, sentem-se mais estimulados e autoconfiantes”, afirma.

Bianca Rosária Dias Chaves, Desenho,
e Jaqueline
Na ocasião, foi lançada uma antologia com todos os trabalhos premiados do estado: o livro “Uma Estrela no Céu Surgiu”. Todos os classificados receberam livros e kits de desenho.

Participaram alunos regularmente matriculados nas redes municipal, estadual e particular, nascidos entre 1990 e 2005 (6 a 21 anos). Os temas foram elaborados por poetas, escritores, jornalistas, pintores e professores e foram divulgados apenas no dia da prova, ocorrida em 16 de junho deste ano.

O Sítio do Juca é um centro social e ambiental, criado em 2003, em Guaratinguetá, que realiza atividades para crianças carentes e seus familiares. A ONG promove eventos esportivos, educacionais, culturais, artísticos e projetos de capacitação para jovens.

Trabalhos Premiados
Jaqueline Castilho Moraes - Modalidade Poesia, Categoria de 11 a 14 anos - 1º lugar - Trabalho: ‘Quando a noite cai’
Nauani Heloisa Freitas de Souza - Modalidade Poesia, Categoria de 6 a 10 anos - 10º lugar - Trabalho: ‘Meu maior defeito’
Graziele Guimarães dos Santos - Modalidade Crônica, Categoria de 11 a 14 anos - 10º lugar - Trabalho: ‘O que eu encontrei na gaveta’
Bianca Rosária Dias Chaves - Modalidade Desenho, Categoria de 6 a 10 anos - 8ª lugar - Trabalho: ‘Minha brincadeira favorita’

0 comentários: