quinta-feira, 28 de julho de 2011

São Sebastião: Ciama comemora Dia dos Avós com grande festa


Com muita dinâmica e descontração, a comemoração do Dia dos Avós, realizada pelo Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno), foi um sucesso na tarde desta terça-feira, 26. O Ciama, projeto da Administração de São Sebastião, desenvolvido através da Sesau (Secretaria da Saúde), promoveu, além de uma festa, um curso destinado às vovós e vovôs.
O objetivo era o de fortalecer o vínculo familiar e auxiliar a amamentação, o pós-parto e cuidados com o recém-nascido de forma eficaz e tranquila. O curso contou, ainda, com a participação de vários profissionais da Saúde.
O terapeuta ocupacional Isaac Filho e a pediatra Luzia da Fonseca fizeram uma dinâmica com os avós presentes. Eles montaram um círculo e, em forma de bate-papo, falaram sobre “A Importância das Avós” e “Autoestima da Mãe e do Bebê”.
Os profissionais conversaram abertamente com os participantes e esses demonstraram muito envolvimento. Segundo o terapeuta, “é importante provocar esta discussão, a fim de despertar as responsabilidades dos avós e valorizar a unidade da família”.
A psicóloga Flávia Martinelli, a fonoaudióloga Maria Emília D’Ávilla e a nutricionista Paula Kosaka também participaram do curso e ministraram “Vantagens da Amamentação”, “Malefícios do Bico Artificial” e “Técnica do Copinho”, respectivamente.
A coordenadora do Ciama, a enfermeira Carla Bruço, falou sobre “Cuidados no pós-parto”, “Como Doar Leito Materno” e “Fisiologia da Amamentação”.
Após as palestras, os avós assistiram à apresentação da Dança Materna, sob a coordenação da professora Cristiane Rezende, e puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelas filhas e noras.
No final, houve uma confraternização para todos: pais, avós e profissionais, que puderam desfrutar de um momento gostoso de descontração e para compartilhar experiências.
Os avós receberam ainda os parabéns e sopraram as velinhas do bolo preparado especialmente para eles.
Para o avô de primeira viagem, Joralino Francisco de Faria, a tarde foi muito proveitosa. “Com os programas oferecidos pelo Ciama, a mãe fica mais independente e nós, avós, não ficamos sobrecarregados”, declarou.
Fonte: Depto de Comunicação/TM/CF/PMSS
Caraguablog/JFPr

0 comentários: