Carreata e bênção dos veículos celebram a festa do padroeiro dos motoristas, São Cristóvão
A ONU lançou no ano de 2010, a Década Mundial de Ação pelo Trânsito por meio da qual os governos de diversos países se comprometem a adotar medidas de prevenção de acidentes no trânsito, que atualmente são responsáveis por cerca de 1,3 milhões de mortes por ano. Esta é a nona causa de mortes em todo o mundo. Outras cerca de 50 milhões de pessoas ficam feridas a cada ano, milhares com lesões irreversíveis.
No Brasil, iniciativas preventivas são sempre lançadas para que a população tome consciência, no entanto, o número de acidentes ainda é muito grande.
Em Caraguatatuba, várias ações são adotadas visando reduzir o número de acidentes e proporcionar um trânsito mais seguro para pedestres e veículos. Entre essas ações esta a implantação de lombofaixas na Avenida da Praia, iluminação pública da Avenida Campos Sales, na entrada da cidade e a instalação de radar na Avenida Miguel Varlez, que diminuiu a curva de tendência de acidentes com vítimas.
Segundo o responsável pelo Departamento de Transito no município, Eugênio Campos Junior, não há uma estatística exata do número de acidentes em função de fatores e situações em que os registros são feitos, mas ele acredita que a melhor saída para que haja uma redução nos números apresentados é o trabalho de conscientização e educação de trânsito que começa, já na idade escolar.
Certos de que a soma de iniciativas pode colaborar com esta campanha internacional, a Diocese de Caraguatatuba, através do Setor Caraguatatuba e suas 07 paróquias, irá realizar no dia 24 de julho, uma grande carreata saindo às 11 horas da frente da igreja matriz em direção a Praça de Eventos para a bênção dos veículos, motocicletas, ônibus, caminhões, entre outros. A bênção acontecerá das 11h às 14h com a presença de todos os padres da cidade. No local, será distribuído material de conscientização sobre trânsito seguro e adesivos da campanha. Pe. Mauro Jose Ramos, pároco na São João Batista, está à frente desta organização e já esteve com representantes dos diversos setores de trânsito da cidade como DER, Polícia Civil e Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito e Secretaria Municipal de Educação para que a ação possa ter um bom alcance. A iniciativa recebeu o apoio do Prefeito Municipal Antonio Carlos da Silva.
Com o apoio do jornalista Roberto Espíndola, no local do evento também serão colocadas fotografias históricas da Carreata de São Cristóvão que por muitos anos aconteceu na cidade.
História em Caraguatatuba - São Cristóvão da Pedra Santa
Quem chega a Caraguatatuba encontra na Praça 1º Centenário, Trevo de acesso á cidade, uma pequena imagem de São Cristóvão, recepcionando os motoristas que se dirigem ao Litoral Norte paulista. No entanto, poucas pessoas conhecem a história deste marco.
Corria o ano de 1983. Na época, o jornalista Roberto Espíndola era vice-presidente da associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo e no desempenho de sua função costumava viajar pelo interior de São Paulo, visitando as emissoras de rádio. Numa dessas viagens envolveu-se num grave acidente, mas invocando a proteção de São Cristóvão, conseguiu sair ileso. Em sinal de gratidão, assumiu o compromisso de trazer para Caraguatatuba a imagem do padroeiro dos motoristas, de forma a que pudesse ser reverenciado pelos que estão ao volante, estendendo a todos a sua proteção.
A imagem veio, em carreata, da antiga igreja de São Cristóvão, que fica no bairro de Campos Elíseos, em São Paulo, no dia 25 de julho, data do padroeiro, e foi recepcionada pela população no alto da serra, junto ao posto Rodoviário, onde se incorporaram a carreata centenas de carros e caminhões.
Uma grande pedra foi retirada da Pedreira Massaguaçu e fixada com concreto no trevo de acesso, para compor, juntamente com a imagem, o Monumento a São Cristóvão. Numa cerimônia religiosa realizada no local, a imagem foi abençoada por padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus que, convidados, vieram de Taubaté para a bênção.
Assim tomou forma a tradicional Carreata de São Cristóvão que por muitos anos foi realizada com o apoio de alguns padres locais, mas aos poucos, acabou caindo no esquecimento.
O nome de São Cristóvão da Pedra Santa foi dado carinhosamente pelo jornalista Lázaro Macedo, já falecido, e que também alcançou uma graça. Esta história não estaria completa se não nos referíssemos à senhora Zenaide Conceição, devota de São Cristóvão, que há anos cuida do local e da imagem, numa demonstração de fé e agradecimento.
Denise Peixoto imprensa@diocesecaraguatatuba.com.br
Caraguablog/JFPr
0 comentários:
Postar um comentário