quarta-feira, 9 de março de 2011

Unidade de Tratamento de Gás de Caraguá perto de entrar em operação

Campo de Mexilhão começa a produzir em breve

A Petrobras recebeu do Ibama a licença de operação para o sistema de produção do campo de Mexilhão, em águas rasas da Bacia de Santos. Com a emissão do documento, a estatal está próxima de colocar a unidade em operação.
 base de gás de Caraguatatuba-SP / imagem: Google Earth

A licença é válida até 23 de fevereiro de 2015 e estabelece que a Petrobras terá de apresentar até julho do próximo ano o último relatório de inspeção sobre o enterramento do gasoduto após campanha de aquisição de dados sísmicos sobre o alinhamento do duto. A campanha deve ser realizada pela petroleira em 2012.

A PMXL-1 – plataforma que será responsável pela produção de gás na área – está instalada na locação desde novembro de 2009, em lâmina d´água de 172 m. A unidade foi construída no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), e escoará a produção por um duto até à Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba (UTGCA). A jaqueta tem capacidade para produzir 15 milhões de m³/dia de gás natural e deve atingir o pico de produção em dois ou três anos.

O investimento total no projeto de Mexilhão é de R$ 4,1 bilhões. O campo está localizado no litoral de São Paulo, a cerca de 160 km da costa. A Petrobras já lançou a linha de 34” e 167 km de extensão que conectará a plataforma PMXL-1 ao continente.

A petroleira, no entanto, terá que aguardar a conclusão das obras do Gastau, prevista para este mês, para colocar a plataforma em operação. Inicialmente esperado para meados de 2010, o gasoduto deverá estar apto para movimentar 8 milhões de m3/d de gás de Mexilhão no primeiro semestre de 2011.

O ramal interligará a UTGCA ao gasoduto Campinas – Rio, em Taubaté, e terá 96 km de extensão e 28’’ de diâmetro.
Fonte: http://www.energiahoje.com/
[04.03.2011] 10h54m / Felipe Maciel
O Blog de Caraguá - k

0 comentários: