terça-feira, 22 de março de 2011

Caraguá não tem representante na Frente Parlamentar

Valdir Veríssimo, de Ilhabela, criticou a ausência de Caraguá na reunião de eleição da nova diretoria da entidade

Ilhabela, sede do encontro. Foto Gildazio Gil - Google Earth/Panorâmio
A Frente Parlamentar do Litoral Norte, a Feprap-LN, órgão que congrega as Câmaras Municipais do Litoral Norte, se reuniu na quinta-feira passada para eleger sua nova diretoria.

A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Ilhabela. A novidade foi a inclusão do município de Bertioga na composição da Frente Parlamentar.

José Pinto de Souza Americano, vereador de Ubatuba, foi eleito presidente, tendo como vice Almílton Pacheco, vereador em São Sebastião. Também foram eleitos os diretores regionais de cada município participante.

Caraguatatuba, o centro geográfico da região e porta de entrada para as demais cidades, sempre fez parte da Frente Parlamentar. Só que nesta eleição nenhum de seus dez vereadores apareceu. O resultado: Caraguatatuba ficou sem representação naquele importante órgão de reivindicação política e sequer teve escolhido seu representante regional.

A Frepap tem por objetivo realizar estudos de interesse de cada município componente e também estudos de interesse do próprio Litoral Norte, considerado em sua totalidade, e reivindicar das autoridades competentes a implantação ou a tomada de providências para sanar os problemas levantados. É uma espécie de “união faz a força” integrada só por vereadores, considerando principalmente que as cidades têm características e carências comuns.

Foi a Frepap, por exemplo, que deu o primeiro passo para a construção de um hospital regional, segundo presidente José Americano. Ele disse ao jornal Imprensa Livre que os prefeitos não conseguiram se organizar na época, enquanto que a Frepap conseguiu se reunir com o então secretário Geraldo Alckmin para cobrar essa melhoria para o Litoral Norte.

Os vereadores presentes aproveitaram a oportunidade para eleger o Turismo como prioridade regional. A idéia partiu do vereador Paulo Henrique, de São Sebastião, a exemplo, segundo ele, dos estudos passados feitos sobre saúde, segurança, transporte, lixo e saneamento que propiciaram um conhecimento profundo da questão, viabilizando providências. Ele pretende uma audiência com o governador Alckmin para discutir Turismo no Litoral Norte.

Outra questão tratada foi a segurança, principalmente na Ilhabela, diante da onda de assaltos a lojas na cidade. O tema foi abordado pelos vereadores locais Catolé e Marinho, que defenderam a idéia de os cinco municípios abrangidos pela Feprap elaborarem moção cobrando do Governo do Estado mais segurança para os municípios da região.

Nem todos os vereadores de Ilhabela estavam no encontro, o que foi motivo de críticas durante a reunião, já que o município era a sede do encontro e nada custaria aos seus vereadores comparecer. Representantes de Bertioga também não apareceram. Os vereadores de Caraguatatuba foram os mais criticados por suas ausências. Eles faltaram a reuniões passadas e agora não compareceram à mais importante delas, a da eleição de diretoria.

Em declarações ao Imprensa Livre, o vereador Valdir Veríssimo, de Ilhabela, que presidiu a Feprap no primeiro biênio, enfatizou: “Caraguá deve ser a menina dos olhos do litoral e por isso não aparece na reunião”. Em oportunidade passada, Valdir Veríssimo já se referira à ausência dos vereadores de Caraguá: “Quando as pessoas pensam de forma regional acabam se desestimulando, infelizmente”.

Diretoria eleita:
Presidente: José Americano (Ubatuba);
Vice-Presidente: Amílton Pacheco (São Sebastião);
1º Secretário: Catolé (Ilhabela);
2º Secretário: Keko (Ilhabela);
1º Tesoureiro: Renato Faustino (Bertioga);
2º Tesoureiro: Marcos Tenório (São Sebastião).

Representantes regionais:
São Sebastião: Paulo Henrique, o PH;
Ilhabela: Carlinhos;
Ubatuba: Claudinei Xavier;
Caraguatatuba: ???
Bertioga: ???

Conselho Fiscal:
Marinho (Ilhabela), Marcos Jorge (São Sebastião) e Coringa (São Sebastião).
O Blog de Caraguá - k

0 comentários: