Numa rápida sessão, a Câmara de Vereadores de Caraguatatuba aprovou na terça 7/12 o orçamento municipal para 2011. O valor estimado das receitas e despesas é de 269 milhões de reais.
O projeto orçamentário ainda sofrerá segunda votação e deverá estar pronto para a sanção do prefeito antes do fim do ano. Os vereadores não entram em recesso parlamentar enquanto não aprovarem o orçamento.
Os vereadores aproveitaram a chamada “peça orçamentária” para nela incluir pedidos de seus eleitores. Foram 73 as emendas por eles apresentadas, versando sobre os mais variados assuntos, mas que não levarão “a lugar algum”, segundo os observadores da política local. Umas “autorizam” o prefeito a realizar determinadas obras e melhorias; outras, ousadas, já determinam a sua execução.
Como tem acontecido todos os anos, o prefeito deverá vetar todas as emendas dos vereadores. E esse veto do prefeito depois é mantido em plenário pelos próprios vereadores, que aproveitam essa oportunidade para fazer a “mea culpa” por apresentarem propostas impertinentes ao orçamento municipal.
Tudo é política, justificam eles para apresentar as emendas. Entendem que emendar o orçamento é forma de chamar a atenção do prefeito para determinados problemas percebidos pelos eleitores mas postergados pelo administrador municipal.
O orçamento da Câmara Municipal para 2011 é de 9,5 milhões.
O orçamento da Câmara Municipal para 2011 é de 9,5 milhões.
O Blog de Caraguá - k
0 comentários:
Postar um comentário