quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Acesso até Castelhanos será cobrado a partir de hoje

A partir de hoje, quem quiser visitar a praia ou percorrer a trilha da Água Branca, ambas pertencentes ao Parque Estadual Ilhabela, terá que desembolsar R$ 12.
Estão excluídos da obrigação moradores da cidade, que terão que se cadastrarem no Parque Estadual, crianças até 12 anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência. Estudantes legalmente identificados pagarão meia entrada.
A medida foi criticada pelo prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), que prevê redução de turistas em Castelhanos por causa da cobrança. Ele ainda tenta junto ao Estado municipalizar o Parque Estadual de Ilhabela.
"Se a Fundação Florestal está com dificuldade de administrar, vamos municipalizar o Parque. Com estas medidas estão prejudicando o desenvolvimento do turismo em nossa cidade", disse o prefeito, que protestou contra a cobrança em reunião com a Fundação Florestal, em fevereiro deste ano.

Mesmo assim, a medida foi tomada. Em nota, a Fundação disse que a cobrança é prevista na legislação federal e estadual e servirá como fonte de recursos para aplicar em "manutenção e gestão das unidades, visando à conservação do patrimônio natural e cultural".
Um grupo de entidades de Ilhabela, como a Associação Comercial e a de Jipeiros, tenta barrar a cobrança na Justiça, mas a ação ainda não foi julgada.

Parques. A cobrança de R$ 12 se estende a todos os parques estaduais nos quais já havia a exigência de ingresso, como no de Campos do Jordão e no da Serra do Mar, em Caraguá e Ubatuba.

Praia tem restrição para veículos
Uma norma da Fundação Florestal restringe o acesso de veículos à praia de Castelhanos, em Ilhabela. Por dia, podem passar pelos 17 km da estrada que leva à praia 167 veículos, sendo 42 carros, 65 jipes cadastrados e 60 motos. Veículos de moradores também cadastrados não entram na cota. A medida visa preservar o meio ambiente.

0 comentários: