terça-feira, 24 de junho de 2014

Aluna da Licenciatura em Matemática embarca para estudar no Canadá

A aluna Franciele Lopes da Silva do 7º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba está embarcando para o Canadá neste mês de junho de 2014. Ela passará uma temporada na cidade de Montreal, no Canadá, estudando na Universidade de Quebec em Montreal (UQAM), com uma bolsa financiada pelo programa Ciência sem Fronteiras. Este programa desenvolvido pelo governo federal pretende enviar 100 mil estudantes universitários brasileiros de cursos das áreas científicas e tecnológicas para estudar em universidades estrangeiras. A licencianda Franciele participará do programa MITACS-Globalink desenvolvido pelo Canadá para receber em suas universidades alunos de seis países: Brasil, China, Índia, México, Turquia e Vietnã.

Franciele ingressou na primeira turma do curso de Licenciatura em Matemática que foi formada em 2011, após concluir o ensino médio na Escola Estadual Benedito Miguel Carlota, situada no bairro de Massaguaçu, em Caraguatatuba. Durante o segundo ano do curso de Licenciatura, ela desenvolveu um projeto de Iniciação Científica sob orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que teve como tema “Desenvolvendo a Matemática por meio do Teatro”. Para isto, a aluna foi contemplada com uma bolsa de iniciação científica institucional financiada pelo próprio IFSP.
 
Durante a iniciação científica, Franciele elaborou duas peças teatrais que envolveram temas relacionados à História da Matemática e à História da Ciência, de modo mais geral. A primeira peça que foi escrita intitulou-se “O dia em que os gênios tiraram para um breve acerto de contas” e foi premiada durante a Semana Cultural que foi realizada em 2012 no IFSP-Caraguatatuba. A segunda peça foi intitulada “Um gênio mal compreendido” e foi escrita juntamente com alunos do projeto “Escola da Família” da Escola Estadual Colônia dos Pescadores, situada também em Caraguatatuba.

Após a conclusão da sua iniciação científica, a aluna Franciele foi selecionada como bolsista pelo programa PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), quando desenvolveu atividades educacionais na Escola Estadual Colônia dos Pescadores sob a supervisão do professor Ronaldo Bodo Junior. O programa PIBID atualmente é desenvolvido em colaboração com quatro escolas públicas da região pelo IFSP-Caraguatatuba, onde tem a coordenação sendo realizada atualmente pelos professores Luis Américo Monteiro Junior e Jaqueline Lopes. Durante a sua formação no curso de Licenciatura, a estudante Franciele teve a oportunidade de participar de diversos congressos e simpósios acadêmicos em diferentes cidades do Brasil. Ela também publicou em co-autoria com o professor Ricardo um artigo acadêmico intitulado “Apresentando a Matemática e a Ciência por meio das artes cênicas” na revista científica eletrônica “Pindorama” do IFBA (Instituto Federal da Bahia). Este artigo está disponível para leitura em www.revistapindorama.ifba.edu.br

Para conseguir a bolsa do programa “Ciência sem Fronteiras” para ir estudar no Canadá, a graduanda Franciele foi persistente e não desanimou com os insucessos das primeiras tentativas. Além disso, ela procurou estudar e desenvolver os seus conhecimentos de inglês ao longo dos últimos anos, de modo a obter a proficiência na língua inglesa no exame pelo qual teve que realizar. No Canadá, a aluna Franciele trabalhará com o professor Jean-François Maheux do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da UQAM e desenvolverá pesquisas e estudos com ênfase na área da educação matemática.

O curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba atualmente já tem dois alunos seus estudando nos Estados Unidos pelo programa “Ciência sem Fronteiras”: Lucas Conelian de Oliveira e Rosana Batista Teixeira Limonta.

Texto escrito pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

0 comentários: