segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Hidrojateamento é usado na megaoperação de limpeza de bocas de lobo


Prosseguindo com a megaoperação de limpeza de bocas de lobo, a Prefeitura de Caraguatatuba está utilizando um caminhão de hidrojateamento de alta pressão para melhor resultado no desentupimento do sistema de drenagem da cidade
A responsável pelos trabalhos é a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) que até agora já limpou mais de 60 bocas-de-lobo, na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, nos bairros Aruan e Indaiá.
O hidrojateamento consiste na aplicação de um jato de água de alta pressão dentro de uma tubulação para limpá-la ou desobstruí-la. A alta velocidade da água gera uma pressão que destrói os objetos que estão impedindo o fluxo dentro de uma tubulação, sem danificá-la.
Na semana passada, centenas de pedras portuguesas foram encontradas dentro de uma das bocas-de-lobo, obstruindo a drenagem de água. As pedras foram encontradas por funcionários ligados à Sesep, durante a megaoperação de limpeza das tubulações.
Os resíduos mais comuns encontrados nas bocas-de-lobo são areia (arrastada para dentro da tubulação pela maré alta), resíduos verdes (folhas, galhos e grama) e lixo como papéis, sacos plásticos, canudos, fraldas descartáveis, garrafas pet, garrafas de vidro, entre outros. Há mais de 10 anos as bocas de lobo da cidade não passam por um processo de limpeza como o que está sendo realizado esse ano.
Ação preventiva
O objetivo da megaoperação é de melhorar o escoamento das águas, evitando enchentes e alagamentos no período de fortes chuvas que ocorrem nos meses de verão. Os trabalhos iniciam simultaneamente à ação de limpeza e desassoreamento de valas, córregos e rios em toda a cidade.

0 comentários: