quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Caraguatatuba recebe 1ª oficina de projeto estadual sobre cuidados com a saúde dos adolescentes


Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (10/10), a 1ª oficina do projeto “Linha de Cuidado para a Saúde na adolescência e juventude para o Sistema Único de Saúde”.  A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado com as administrações das quatro cidades do Litoral Norte.

O projeto consiste na identificação dos pontos de cuidado e diagnóstico dos serviços realizados pelo SUS, voltado aos jovens. Para isso, foram consultados profissionais de saúde, gestores e jovens de todo o estado.

Com esse levantamento é possível que as equipes regionais verifiquem quais são as necessidades dos setores públicos para o atendimento aos adolescentes, e com isso, elencar propostas, desenvolvê-las e dar continuidade durante seis semanas, quando haverá o início de uma nova oficina do projeto.

De acordo com a coordenadora da ação, Mariana Nasser, o Estado precisa do engajamento dos municípios neste trabalho. “Estamos aqui para ouvir o Litoral Norte, entender as necessidades dos jovens para poder definir as prioridades da tarefa que será executada aqui. Não vamos impor um projeto pronto e sim entrar em acordo com todos os profissionais de todas as áreas intersetoriais”, afirmou.

Segundo Maria Altenfelder, gestora operacional e pesquisadora da equipe, o projeto está sendo implantado nas regiões de Itapetininga, Mananciais, além do Litoral Norte. “Estamos numa etapa de desenvolvimento e escolhemos essas três regiões, por causa da diversidade cultural dos jovens, além dos variados serviços especializados oferecidos pelas administrações e as condições socioeconômicas e demográficas de cada uma das cidades participantes”, disse a gestora.

Para o secretário de Saúde, Amauri Toledo, é importante a participação de Caraguatatuba nesta empreitada. “É uma grande oportunidade de contemplar os jovens com serviços direcionados a sua faixa etária, dando apoio específico em todas as suas necessidades e cuidando de sua saúde”, ressaltou Toledo.

0 comentários: