sábado, 30 de setembro de 2017

Gestantes recebem enxoval doado pelo Fundo Social de Solidariedade


A presidente do Fundo Social de Solidariedade de #Caraguatatuba, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, e o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, entregaram nesta sexta-feira (29), kits de enxoval para bebês para 12 gestantes, encaminhadas pelos Centros de Assistência Social (CRAS). O encontro foi na sede do Banco Municipal de Alimentos, no bairro Jardim Britânia.

“É uma alegria estar com vocês, futuras mamães. Desejo que tenham um ótimo parto, que seus filhos cheguem saudáveis. Além dos kits preparamos também uma palestra sobre a importância da amamentação. Sejam bem-vindas, contem com a assistência da Prefeitura e sejam divulgadoras desse projeto para que outras pessoas que necessitem, nos procurem”, destacou Samara.

A dona de casa Adriana Barbosa Silva, 24 anos, está à espera de Ayla, sua primeira filha. A jovem procurou o CRAS, onde conseguiu fazer a inscrição para o Programa Bolsa Família e receber o kit. “Estou desempregada e sem condições de fazer o enxoval. Estou feliz e aliviada de receber, hoje, esse kit”, afirmou.

Outra contemplada, Regiane da Silva Siqueira, 24 anos, que já é mãe de uma menina de seis anos, Lorelay, espera a chegada de Artur. “Sempre que preciso, procuro o CRAS, onde recebo a ajuda que preciso. Essas roupas e fraldas vieram em boa hora”, declarou.

Cada conjunto doado contém 30 fraldas descartáveis, dois mijões, dois macacões sem manga, dois pares de meia, um pagão, dois macacões com mangas compridas, um paninho de boca, um cobertor, uma toalha de banho e um babador.

Os kits foram adquiridos com o valor arrecadado pela Sabesp na promoção da Festa do “Boi no Rolete”, realizada no dia 30 de junho deste ano, doado ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba.

Palestra

As gestantes assistiram também à palestra da enfermeira Ana Cláudia Tripac, responsável pelo Centro de Atendimento Materno-Infantil (Ceami) e Banco de Leite de Caraguatatuba.

A enfermeira ressaltou as vantagens do aleitamento pelo menos até os seis meses de vida do bebê. “É prático, econômico, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico do bebê, minimiza as cólicas intestinais, além de ser uma alimentação completa”, disse. Também explicou as posturas corretas de segurar o seio e o recém-nascido durante a mamada e sobre a shantala (massagem indiana) para diminuir as cólicas intestinais.

A profissional informou ainda às gestantes que o Ceami funciona no 1º andar da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Jardim Primavera, e que lá é dada toda a assistência às mães com dúvidas ou dificuldades para amamentar.

“Estamos de portas abertas para receber vocês, após o parto. Amamentar é excelente para o neném e para a mãe. Esse é um momento de troca de amor e não há melhor alimento para os filhos do que este”, concluiu.

0 comentários: