terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Caraguá encerra 2016 com inauguração de novos espaços públicos

Viveiro, CRAS, Comunidade Terapêutica e Polo Cultural com arquivo municipal e bibliotecas 

É em clima de festa que o Governo Municipal convida a população para a inauguração de diversos prédios e equipamentos públicos. Na última semana, já foram inaugurados o Viveiro Municipal “Pedro Gonçalves Leite”, no Tinga; e a Comunidade Terapêutica “Janaína Guerra Bernardes”, no Barranco Alto.

Na sexta-feira, dia 9, foi inaugurado o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) “Cristiano Braga Dias”, no Jardim Aruan. O espaço tem capacidade para dois mil atendimentos por mês, com oferta de serviços socioassistenciais aos bairros da região central do município. Com um investimento de R$ 1.171.433,70, o Cras Cristiano Braga Dias, possui uma área de 886,00 m² com copa/cozinha, cinco salas de serviço social, quatro salas de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, salas de palestra, salas de reuniões, sala para atendimento de psicóloga, recepção/espera, sala para oficinas e brinquedos. 

Na próxima sexta, dia 16, às 11h, será inaugurado o Polo Cultural e Educacional “Professora Eloíza Andrade Antunes”, no Centro, composto pela Biblioteca de Artes de Caraguatatuba “Leopoldo Ferreira Louzada” e a Biblioteca Municipal Afonso Schmidt; pelo Arquivo Municipal "Arino Sant'Ana de Barros" e o Auditório Maristela de Oliveira.

O Arquivo Municipal "Arino Sant'Ana de Barros" ocupará todo o 1º andar do novo prédio, integrado à Fundacc. O prédio, que conta com sala de atendimento ao público, receberá pequenas exposições e eventos referentes aos documentos de arquivos, História, Memória, Cultura Caiçara e publicações pertinentes.

O local tem ainda laboratório para higienização e restauração de documentos e quarentena (desinfestação), sala de pesquisas e trabalhos internos arquivísticos e reuniões, e sala de guarda e trabalhos com o acervo em áudio e vídeo, incluindo transcrições de entrevistas. A nova sede permitirá um melhor atendimento ao público com acessibilidade pela escada principal e elevador.

A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt no térreo, com um acervo de 11.680 exemplares, entre obras de referenciadas, livros técnicos de área, livros didáticos, best seller e literatura de adulto, juvenil e infantil, além de CDs, DVDs, materiais em braile, assinatura de três jornais, nove revistas e boletins informativos sobre eventos culturais do município. Atualmente, são, aproximadamente, cinco mil usuários, uma média de 100/ 160 usuários/dia, 35 empréstimos/dia, 41 acessos à internet/dia, 48 pesquisas/dia, 20 leituras em geral (jornais, revistas e boletins)/dia e, ao menos, dois novos cadastros usuários/dia.

Na Biblioteca de Artes de Caraguatatuba “Leopoldo Ferreira Louzada”, o público poderá pesquisar e se informar em um grande acervo de diferentes linguagens artísticas, com livros, revistas, DVDs, CDs, discos de vinil, gibis e espaço de pesquisa com acesso à internet. 

E ainda, compreende o Polo, o Auditório Maristela de Oliveira, inaugurado em 22 de setembro de 2000, que conta com 144 lugares e recebe durante todo o ano, agendamento para reuniões, palestras, projeções, cursos, workshops e apresentações culturais da Fundacc e outras instituições.

Será inaugurado, oficialmente, na próxima quinta (15), às 10h, o Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional Professora Guiomar Namo de Mello (CIDE Casa Branca) constituído pelo CEI/EMEI Profª Maria Eugênia Aranha Chodounsky e pela EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, em funcionamento desde julho de 2014. O CIDE Norte foi construído em uma área de 34.820 m², desapropriada pelo Governo Municipal e tem área construída de 9.630,62 m². É o terceiro Complexo Educacional a ser inaugurado na gestão do prefeito Antonio Carlos. O primeiro foi o CIDE Centro, no Tinga, em 2013, e, no ano seguinte, o CIDE Sul, no Perequê Mirim. O CIDE Norte está localizado na Rua Pedro José de Oliveira Barbosa, s/nº, Casa Branca.

No domingo, dia 18, será inaugurada a “Praça Abílio Malerba”, no Massaguaçu. Mais um presente para o Massaguaçu, como uma extensão da nova orla da praia. 


Estes são novos espaços que trarão mais qualidade de vida a moradores e turistas.

0 comentários: