sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Projeto Cinesolar encerra programação do IV Curta Caraguá

Os alunos participantes puderam conhecer o projeto por meio de palestras e vídeos e participaram de uma oficina de cinema que resultou na criação de um curta-metragem

A Escola Estadual Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr., no bairro do Tinga, em Caraguá, recebeu na última quinta-feira (29/9), atividades do Cinesolar, o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável para realizar exibições de filmes.

Essa ação encerrou a programação do Festival de Cinema IV Curta Caraguá, que durante o mês de setembro, reuniu cineastas, animadores e fotógrafos em várias atividades, como oficinas, bate-papos, workshops e projeções.

Os 40 alunos participantes são do ensino médio e já fazem aulas eletivas nas áreas de audiovisual e comunicação na escola, que atua em período integral. Os estudantes puderam conhecer o projeto por meio de palestras e vídeos, discutiram questões ambientais e energia limpa (solar), conheceram um pouco de edição e participaram de uma oficina preparatória de cinema para a realização de um curta-metragem, no qual, em conjunto com a equipe do Cinesolar, criaram o roteiro, dirigiram e atuaram.

"Foi uma imersão nas questões ambientais e audiovisuais, proporcionando aos estudantes uma vivência com essa equipe engajada em levar a sustentabilidade a todo o Brasil, um projeto de imensa importância, envolvendo e estimulando a preservação da natureza.

O resultado a gente pôde conferir no curta-metragem que realizaram durante o projeto", comentou Adriana Coutinho, coordenadora de audiovisual e meio ambiente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

Sobre o Cinesolar
Desde 2013 na estrada, este cinema solar já percorreu vários quilômetros do país, um furgão equipado com placas solares que geram a energia responsável por toda a estrutura de exibição com projetor e sistema de som. O veículo ainda transporta toda a estrutura do evento. Com sua estrutura autossuficiente, o Cinesolar é capaz de realizar projeções de filmes em qualquer localidade, inclusive em regiões sem energia elétrica.


Além de realizar uma sessão sustentável, o projeto traz o tema “sustentabilidade” a tona com a exibição de curtas-metragens com temática ambiental e energias renováveis e também filmes brasileiros de sucesso. O projeto, da Brazucah Produções, conta com o apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social.

0 comentários: