sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Rosana Urbes integra programação do IV Curta Caraguá

A animadora apresentará sua animação “Guida” e participará de bate-papos nesta sexta, às 10h, 15h e 20h

Caraguá recebe nesta sexta-feira (2/9), a animadora e storyboard artist, Rosana Urbes – diretora da premiada animação, “Guida” – para sessões comentadas no Festival de Cinema “IV Curta Caraguá”.

Já é a terceira vez que Rosana desce em solo caiçara para apoiar e fortalecer a arte de animação entre os jovens. As sessões têm entrada franca e serão realizadas às 10h, 15h e 20h, na Videoteca Lúcio Braun, localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, no Centro.

As mostras apresentarão os filmes premiados e inscritos do festival, as animações “Guida” e “O Menino e o Mundo” (filme brasileiro que concorreu ao Oscar em 2016, da autoria de Alê Abreu) e de quebra, um bate-papo com a animadora.

Talvez você não saiba, mas certamente já conhece o trabalho de Rosana Urbes. Animadora, ilustradora, storyboard artist e diretora de “Guida”, tem 8 anos de experiência profissional nos estúdios Disney, onde trabalhou nos filmes “Mulan”, “Tarzan” e “Lilo&Stitch”, entre outros. De volta ao Brasil, criou a RR Animation Films, em São Paulo.

Desde então, produziu animações para filmes, como “Asterix” e “Encantada”, comerciais para Kellogs, Disney e Huggies, além de gerenciar o desenvolvimento de projetos de animação, desenho e ilustrações para livros e ministra oficinas de ilustração, animação 2D e modelo vivo, tanto em seu estúdio como em outros espaços pelo Brasil. Em 2010, Rosana lançou “Meu dia é assim”, sua primeira publicação como autora.

Sobre “Guida”, a diretora afirma que o filme fala sobre a passagem do tempo, a nostalgia e a busca poética pela inspiração como forma de renovação da vida. A personagem Guida, que está a menos de um ano da aposentadoria, dá início a um processo de redescobertas quando se inscreve para posar como modelo vivo.

Se antes estava acomodada no sufoco de seu cotidiano, ela encontra enfim o cenário perfeito para aflorar seus devaneios. Quase sem perceber, tem sua vida transformada no momento em que conquista a liberdade para dar vazão a seus impulsos criativos. Nas palavras da diretora Rosana Urbes, a personagem “é uma sonhadora e charmosa senhora que vai despertar veias artísticas adormecidas no decorrer de sua experiência com o modelo vivo”. Guida vem fazendo muito sucesso por festivais de filmes e animações não só no Brasil, mas no mundo. E a prova disso são os prêmios que continua ganhando.

A programação completa do IV Curta Caraguá pode ser conferida no sitewww.fundacc.sp.gov.br. Mais informações: (12) 3897.5661.

0 comentários: