terça-feira, 13 de setembro de 2016

2ª Mostra de Dança começa nesta sexta em Caraguá

A mostra segue até o dia 18 e contará com a presença do bailarino internacional e curador artístico Ismael Ivo

O Programa de Qualificação em Artes, da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciado pela organização social Poiesis, em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realizará a partir desta sexta-feira (16/9), a segunda edição da Mostra do Projeto de Qualificação em Dança. A abertura oficial será às 20h, no Teatro Mario Covas.

Até domingo (18/9), Caraguá receberá 11 espetáculos, além de apresentações de processos de cenas, atividades formativas abertas à população e palestras. As atrações são gratuitas e serão realizadas no Teatro Mario Covas, na Praça Dr. Cândido Motta e no Serramar Shopping.

O encontro reunirá todos os grupos participantes da edição, que apresentarão os trabalhos desenvolvidos em 2016. A proposta é que os grupos possam assistir aos espetáculos uns dos outros e compartilharem os ganhos e demais questões resultantes do processo de orientação-artística, bem como, em conjunto com a curadoria e equipe de coordenação, fazer uma avaliação deste segundo ano.

O evento está mobilizando artistas de toda a região. “A equipe de artistas-orientadores sai a campo e percorre o interior, litoral e região metropolitana de São Paulo durante o ano, proporcionando a expansão de novas ideias e, quem sabe, redefinindo o futuro da dança no Estado”, afirma o curador artístico da mostra, Ismael Ivo, renomado bailarino brasileiro que atualmente vive em Viena, na Áustria.

O Teatro Mario Covas está localizado na Av. Goiás, nº 187, no Indaiá; o Serramar Shopping, na Av. José Herculano, nº 1086, no Pontal Santa Marina; e a Praça Dr. Cândido Motta, está localizada no Centro da cidade. Mais informações: (12) 3897.5661.

Programação – 2ª Mostra de Dança em Caraguatatuba:  

16/9 – Sexta
Das 14h às 16h – Palestra com Ismael Ivo: “Qualificação em Dança – Atualidade e Desafios” 
Teatro Mario Covas/Classificação Livre

16h – “Entrelinhas” – Cia Rit’s de Tatuí 
Serramar Shopping/Classificação Livre 
20h – Abertura da 2ª Mostra de Dança
Teatro Mario Covas

20h30 – “Deformas as formas” – Cia Rogéria Zago de Piracicaba 
Teatro Mario Covas/Classificação 10 anos

21h15 – “Toda raiz tem um pouco de senzala” – Cia Viela de Danças Urbanas de Registro 
Teatro Mario Covas/Classificação 10 anos

17/9 – Sábado
Das 9h às 12h – Mesa de debate: “A experiência da orientação”
Participantes: Diretores/Coreógrafos dos grupos orientados na edição 2016 l Introdução e Mediação: Cássia Navas Teatro Mario Covas/Classificação Livre

15h – “Aos que aqui estão” – Rio Preto Cia de Dança de São José do Rio Preto
Praça Dr. Cândido Motta – Centro

20h – “Estações” – Grupo Em Movimento de Birigui
Teatro Mario Covas/Classificação Livre

21h – “Estrofes” – Cia de Dança Rayssa Francesconi
Teatro Mario Covas/Classificação Livre

18/9 – Domingo
14h – “Entrelinhas” – Cia Rit’s de Tatuí
Teatro Mario Covas/Classificação Livre

15h – “Calos” – Cia O Clã da Dança de Pindamonhangaba
Teatro Mario Covas/Classificação Livre

16h30 – “WOHIN?” – Rio Preto Cia de Dança de São José do Rio Preto
Teatro Mario Covas/Classificação Livre

18h – “Colcha de Retalhos” – Corpo de Baile de Caraguatatuba
Teatro Mario Covas/Classificação Livre

Sobre Ismael Ivo
Coreógrafo e bailarino iniciou sua carreira no Brasil nos anos 70.  Criou e apresentou cerca de 50 coreografias em diversos países do mundo, sendo considerado um dos importantes nomes da Dança Teatral europeia. De 2005 a 2012 dirigiu o Festival de Dança da Bienal de Veneza. É diretor artístico do ImPulsTanz em Vienna e criador do Projeto Biblioteca do Corpo. Atua também como professor convidado da Max-Reinhardt Seminar, na Universidade de Música e Artes Performáticas de Vienna, é Diretor Artístico do Prêmio Roma de Coreografia Contemporânea. O reconhecimento da produção e do percurso cultural de Ismael Ivo aconteceu em 2010 por meio da Ordem do Mérito Cultural do Brasil.

Programa de Qualificação em Artes
A partir de 2014, a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo realiza, por meio de contrato de gestão com a POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa de Qualificação em Artes. A iniciativa é composta pelos Projetos Ademar Guerra (Teatro) e Qualificação em Dança. Sua ação principal é a orientação artística a grupos, companhias ou coletivos no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto capital. Essa proposta tem como base a experiência bem sucedida do Projeto Ademar Guerra, realizado há 19 anos, tornando-se exemplo de política pública de formação em arte.

Projeto de Qualificação em Dança

O Projeto de Qualificação em Dança faz parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS. Atende grupos participantes de Assis, Birigui, Caraguatatuba, Indaiatuba, Pindamonhangaba, Piracicaba, Registro, Santos, São Bernardo, São José do Rio Preto, Sorocaba, Tatuí e Várzea Paulista. Nesta edição, foram atendidas treze companhias de dança de diferentes cidades, contemplando, ao todo, 118 artistas.

0 comentários: