domingo, 3 de julho de 2016

Alunos de Caraguá recebem medalhas da OBMEP

Três alunos da rede municipal de ensino de Caraguá se destacaram nacionalmente na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2015. A entrega das medalhas aconteceu na última terça (28), no Parque Tecnológico, em São José dos Campos.

O estudante Leonardo Uemura de Paula, 15 anos, que concluiu o Ensino Fundamental, na EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, no Jardim Gaivotas, ano passado, conquistou a medalha de prata. Já Manuélly Victória de Oliveira Farias, 13 anos, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo ganhou sua primeira medalha de bronze. E, Sandro Mariano Silva Filho, 15 anos, que concluiu o Ensino Fundamental ano passado na EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, também ganhou bronze. Ele já havia conquistado as medalhas de bronze, em 2012; ouro, em 2013; e bronze, em 2014. 

Os estudantes Leonardo Uemura e Manuélly Farias compareceram à cerimônia de entrega do certificado e da medalha, da Regional SP-06, acompanhados da representante do setor de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Sandra de Paula.

A solenidade contou com a presença do secretário de Educação de São José dos Campos, Luiz Carlos de Lima, do diretor do Parque Tecnológico, Marco Antônio Raupp, o coordenador da Regional SP-06, Reinaldo Arakaki, e da coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba, Karina Augusto da Silva Santos, que entregaram as premiações.

Medalha de prata por três edições consecutivas, Leonardo Uemura, disse que a cada ano as provas da OBMEP ficam mais sofisticadas. “Isso nos obriga a dedicarmos mais aos estudos. E o resultado do empenho é sempre positivo”, afirmou.

Já Manuélly Farias ganhou sua primeira medalha no segundo ano de participação. “Estava em sala de aula quando recebi a notícia. Foi uma surpresa e fiquei muito feliz. Este ano, estou fazendo as provas da OBMEP 2016. Gosto de desafios de Matemática”, contou.

Os dois competem na 12ª Obmep 2016. A prova da 1ª fase ocorreu no dia 7 de junho. No dia 10 de agosto será divulgada a lista dos aprovados para a 2ª fase, em 10 de setembro.

Olimpíada – Ano passado participaram da prova Obmep 47.582 escolas de 5.538 cidades, que corresponde a 99.48% dos municípios de todo o país. Já o número de estudantes inscritos totalizou 17.970.745. Somente os 5% dos alunos que alcançaram as maiores notas do país, na 1ª fase, em junho, passaram para a 2ª fase, realizada em setembro.

Dos quase 18 milhões que disputaram as provas, foram premiados 6.500 estudantes - 500 com medalha de ouro; 1.500 com a de prata; e 4.500 com a de bronze, além de menções honrosas.

Os alunos medalhistas na Obmep 2015 também participam do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), em 2016, com direito a uma bolsa-auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) no valor de R$ 100 por mês.


A Obmep é realizada desde 2005 pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

0 comentários: