sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Curiosidades sobre Catia V5, software para Impressão 3D


A LWT Sistemas, representante da Dassault Systèmes no Brasil, explica um pouco sobre o cenário da impressão 3D, falando sobre um dos softwares mais importantes para realizar tal procedimento, o Catia V5

A impressão 3D tem sido alvo de grandes empresas e áreas importantes, como a saúde, por exemplo, pois proporciona métodos inovadores de desenvolver pesquisas e facilitar o trabalho, que antes levaria dias, semanas e até anos para serem concluídos. Vendo este total sucesso, diversas empresas ao redor do mundo buscam certificar seus funcionários em softwares e treinamentos específicos, para conseguirem fazer parte deste novo mercado que só tende a crescer.

Assim, visando esclarecer algumas dúvidas desses novos usuários de softwares de impressão 3D, a LWT Sistemas, parceira Stratasys e representante Dassault Systèmes para a comercialização e implantação de soluções PLM e 3DExperience, buscou agrupar informações relevantes sobre um dos principais softwares usados na atualidade, o Catia V5 .

Software classificado como High End e bastante na indústria aeroespacial e automotiva, o o Catia V5 possui maior abrangência de mercado para o desenvolvimento de projetos e produtos em 3D. Indicado para ser usado por técnicos ou pessoas que possuem conhecimento em engenharia, o software compreende as categorias CAD (Computer Aided Design), CAM (Computer Aided Manufacturing) e CAE (Computer AidedEngineering).

Um dos principais softwares para ilustrar peças e protótipos para impressão em impressoras 3D e divididas em três áreas de conhecimento, atualmente o profissional interessado neste ramo consegue obter, através de treinamentos ministrados por empresas certificadas pela Dassault Systèmes, conhecimentos separados em: Fundamentos, Mechanical Design ou Design Mecânico e Surface Design ou Design de Superfície, estas últimas divididas em básica e avançadas.

Atuando em diversas áreas no mercado de trabalho, desde a concepção de ideia e criação de projetos modelados em 3D através do software até a validação por um engenheiro do produto, o software Catia V5 atua nas principais áreas da Engenharia, Designer, Desenho Industrial e Projetistas de Ferramentas.


Por ser um software de trabalho que atua em diversas áreas e níveis de conhecimento e que precisa ser tido como um investimento pelo profissional, a pretensão salarial para a pessoa que possui conhecimentos avançados em Catia V5, juntamente a área de atuação que vai exercer, pode variar de R$ 3.000,00 à R$ 6.000,00 (estimativa salarial retirado do site Manager.com.br no dia 16/12/2015) no início da profissão, podendo ser reajustada de acordo com a experiência e tempo de trabalho do profissional junto a empresa. (FONTE: Dino)

0 comentários: