sábado, 23 de janeiro de 2016

Palestra ‘O Educador como gestor da sala de aula’ abre ano letivo de 2016 na rede municipal


Equipes gestoras, professores, supervisores e de apoio pedagógico da Rede Municipal de Ensino se reuniram para a abertura do ano letivo de 2016, na quarta (20/1/2016), no Teatro Mario Covas. O encontro foi marcado pela palestra do professor doutor Cipriano Luckesi, que abordou o tema “O Educador como gestor da sala de aula”.

No evento, o vice-prefeito Antonio Carlos Júnior deu boas-vindas aos educadores e ressaltou o compromisso do Governo Municipal com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a educação de qualidade e excelência para os cidadãos.

A secretária de Educação, Roseli Morilla, disse que o ano de 2015 foi muito produtivo e elogiou o desempenho de todos. “Há elementos indispensáveis para planejar o novo ano letivo como o respeito, o acolhimento, a compreensão das individualidades, as nossas interações nos espaços, além das nossas posturas que educam pelo exemplo e refletem a ética da escola, da rede e dos profissionais. Êxito para todos nós, nesta nova jornada que se inicia”, disse.

Palestra - Paulista de Charqueada, teólogo, filósofo, psicoterapeuta, mestre em Ciências Sociais e doutor em Educação, Cipriano Luckesi expôs um pouco da sua experiência como professor.

O educador abordou temas polêmicos como a reprovação e a retenção dos alunos, a responsabilidade dos fracassos escolares, a importância da escola enquanto espaço para ampliação de consciência e transformação social e a organização escolar para diminuir a exclusão.

Também ressaltou o acolhimento aos alunos, sem distinção, o provimento diário de suas necessidades, o suporte em cada etapa do aprendizado e o estabelecimento de limites como imprescindíveis no ambiente escolar.


De acordo com o educador, uma escola é profundamente revolucionária, quando proporciona às crianças o aprendizado necessário para a vida. "Para sonharmos com uma sociedade diferente, é preciso educação consistente. A prática educativa é libertadora", afirmou.

0 comentários: