quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O verão e o ano novo chegaram. E agora?

Aproveite a estação mais quente do ano para colocar sua saúde em dia. Veja a importância da prática de exercícios no dia-a-dia e de combinar exercícios aeróbicos e anaeróbicos

2016 já chegou e junto com ele a estação mais quente do ano, o “Verão”: altas temperaturas, praias, piscinas, parques lotados e continuamos nossas tarefas, trabalho e é preciso continuar cuidando da saúde.

Nesta edição batemos um papo com o Dr. Anderson Zei, da Clínica Visia, que é Especialista em Medicina do Esporte e deu dicas e explicou sobre a importância da prática de Esporte no dia- a- dia.

01 - Qual a importância do Esporte na vida das pessoas?
AZ- Hoje é indiscutível o beneficio da prática esportiva para todas as pessoas, desde a infância até a senilidade. Os maiores benefícios estão no melhor condicionamento cardiovascular, melhorando circulação, redução do stress e reduzindo níveis de colesterol e fatores inflamatórios responsáveis pela maior causa de mortalidade no mundo que são as doenças do coração, como infarto agudo do miocárdio e hipertensão arterial.

02 - Qual a importância de se adequar o Esporte dentro do Dia-a-Dia?
AZ- O ideal é que pratique todos os dias, mesmo que em pequenos períodos de tempo (mínimo de 30 minutos), caso isto não seja viável, pelo menos três vezes por semana. É importante combinar exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Para alguns o período da Manhã rende mais, outros já não se atrapalham em fazê-lo à noite. Vale lembrar que, todo exercício físico libera serotonina e outros mediadores químicos cerebrais, que aumentam saciedade, melhorando Humor, qualidade do sono e diminui a ansiedade.

03 - Quais os esportes mais adequados para uma pessoa que não tem costume pela prática, iniciantes?
AZ- Em qualquer idade, após avaliação do médico e exames laboratoriais, pode e deve-se iniciar a prática de exercícios. O médico poderá indicar os melhores exercícios e contra indicar alguns outros, caso veja inconvenientes, ou seja, caso a pessoa seja portadora de doença coronariana, deverá iniciar caminhadas curtas, assistidas pelo educador físico e monitorizada por aparelhos: No caso de Alterações Ortopédicas, geralmente indicamos exercícios sem impacto, em água, podendo ser Natação ou Hidroginástica.

04 - Qual a melhor forma de iniciar no Esporte?
AZ- Sempre e logo após consulta com médico Clinico ou Especialista do Esporte. Após um rigoroso exame, o paciente pode ser liberado para a prática do Esporte, idosos principalmente, sempre adaptando os exercícios a idade, tempo disponível para a prática.

05 - No Verão deve-se aumentar a carga da prática Esportiva?
AZ- Pode sim aumentar está carga de exercícios, desde que bem hidratado e segundo regras de repouso entre os treinos, uma boa alimentação e bom acompanhamento médico. Servindo de forma preventiva, para futuras doenças.

Fonte:DINO - Dr. Anderson Zei // www.clinicavisia.com.br

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