sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Caraguá concorre à vaga no Programa Formar em Rede+


Caraguá está no processo seletivo para uma das seis vagas do Programa Formar em Rede+. O objetivo é fortalecer as políticas públicas na Educação Infantil, voltadas à faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses de idade, por meio de qualificação técnico-pedagógica, direcionada a diretores e coordenadores pedagógicos. São doze municípios de diferentes estados na disputa.

O projeto é uma parceria entre o Instituto Sonho Grande, financiador, o Instituto Avisa Lá, responsável técnico, e as secretarias municipais de Educação. A formadora da área de Saúde e Bem Estar, do Instituto Avisa Lá, Eliana (Lica) Sisla, visitou o município e conheceu o trabalho desenvolvido nos Centros de Educação Infantil de Caraguá. Ela é responsável em avaliar a infraestrutura e a proposta pedagógica oferecida às crianças pelos concorrentes do processo seletivo.

Na oportunidade, Lica visitou o CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano (Tinga) e o CEI Profª Maria Onicie Dias Pereira (Jaraguazinho) para analisar os espaços destinados aos alunos como horta, cantinho da leitura, refeitório e as ações pedagógicas implementadas. “Percebi que Caraguá têm avanços importantes para mostrar às outras cidades do Brasil”, afirmou.

A formadora também se reuniu com a secretária Roseli Morilla, a diretora da divisão de Apoio ao Educando, Rosimeire Simões e os membros da equipe de Supervisão e Apoio Pedagógico, na Secretaria de Educação e expôs detalhadamente a metodologia do projeto.

Formar em Rede+
O Programa tem duração de um ano, podendo ser renovado por igual período. São realizados encontros de formação mensais, seminários, reuniões, supervisões, entre outros. “Ao final, esperamos criar uma rede de trabalho colaborativo nas unidades escolares do município e entre as cidades participantes. E incentivar mudanças nas práticas ligadas à leitura, escrita e gestão para a saúde”, disse a formadora. O resultado com as cidades contempladas será divulgado em fevereiro.


0 comentários: