sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Caraguá realiza oficinas diagnósticas para obtenção do selo inicial cidade amiga do idoso

Município trabalha para promover maior qualidade de vida para a pessoa idosa
A Prefeitura de Caraguá dá mais um passo para a conquista do Selo Cidade Amiga do Idoso. Até dia 25/11, a secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promove oficinas junto à comunidade idosa do município para discussão e preenchimento do Instrumento do Envelhecimento Ativo - IDEA. No dia 23, representantes do governo e da sociedade civil participam do IDEA Gestor.

O IDEA Idoso avaliará oito itens: Espaços Urbanos e Serviços Públicos, Transporte, Moradia, Participação Social, Respeito e Inclusão Social, Participação Cívica e Emprego, Comunicação e Informação e Apoio Comunitário e Serviços de Saúde. Esses quesitos serão analisados para saber se foram atingidos ou não, ou parcialmente, pela agenda do município. No IDEA Gestores o debate será em torno de quatro eixos: Proteção, Educação, Saúde e Participação.

Antes mesmo de aderir ao programa Estadual “Município Amigo do Idoso” do governo de São Paulo, em 30 de abril de 2013, o Governo Municipal já desenvolvia ações e atividades, dentro dos princípios do Programa Cidade Amiga do Idoso, por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, criada em dezembro de 2011.

Selos – Para adquirir o Selo Inicial, os municípios precisam implantar sete ações: criar o Conselho Municipal do Idoso; realizar diagnósticos de gestão sobre as políticas voltadas para o idoso; realizar diagnóstico com os idosos do município, e apresentar em audiência pública; incluir ações para garantia dos direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e de Assistência Social; adequar e ampliar a cobertura vacinal dos idosos; implantar ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos; e ações para garantir acessibilidade aos idosos no transporte público municipal. Com o IDEA Idoso e o Gestor, o governo municipal cumpre todas às ações do programa, rumo à obtenção do Selo Inicial.

Após Caraguá receber o Selo Inicial, o próximo será cumprir mais três ações obrigatórias para obter o Selo Intermediário: cadastrar os idosos no CadÚnico; nas Unidades Básicas de Saúde com identificação de suas necessidades de saúde; e criar o Programa de Qualificação e Formação dos funcionários envolvidos com transporte público. O município terá que escolher outras três ações eletivas, de acordo com o guia do governo de São Paulo para cumprir essa etapa.

Após receber o Selo Intermediário, o Município terá que cumprir novas ações, sendo uma ação obrigatória e uma ação eletiva. A ação obrigatória é a repetição do diagnóstico com os idosos do município.

Programa Caraguá Cidade Amiga do Idoso - O projeto mundial “Cidade Amiga do Idoso” foi desenvolvido pelo médico brasileiro Dr. Alexandre Kalache, especialista em Gerontologia, e pela canadense Dra. Louise Plouffe com a contribuição de vários profissionais de áreas distintas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), elaborou um guia, a partir desse levantamento, disponibilizado para as cidades que queiram aderir ao programa.

Em termos práticos, uma cidade amiga do idoso adapta suas estruturas e serviços para que estes sejam acessíveis e promovam a inclusão de idosos com diferentes necessidades e graus de capacidade.

No Brasil, o estado de São Paulo foi o primeiro a abraçar esse programa e Caraguá está entre os municípios paulistas que aderiram.

Programação - IDEA Gestores
23/11 - 14h - Salão Monteiro Lobato – Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso – Avenida Rio de Janeiro, 860, Indaiá
IDEA Idoso
17/11 - 9h – Instituto Pró+Vida – Rua José Benedito Faria, 5, Jaraguazinho
18/11 - 14h – Lar São Francisco de Assis – Rua Emílio Marcondes Ribas, 150, Perequê Mirim
19/11 - 14h – Centro de Convivência da Terceira Idade “Estrela do Mar” – Alameda dos Ciprestes, 145, Cidade Jardim

25/11 - 8h30 – UBS Porto Novo – Avenida José Herculano, 6560, Porto Novo.

0 comentários: